Para utilizar a técnica de iontoforese é necessário entender o seu mecanismo de ação, e como a corrente elétrica se comporta para ter sua função terapêutica. Sendo assim, na pasta Material da disciplina encontra-se um artigo intitulado de FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA IONTOFORESE, baixe o artigo, faça a leitura e responda as questões abaixo:
1) A técnica de aplicação de iontoforese na prática fisioterapêutica envolve três partes principais, elas são aplicadas para Estética e cosmetologia, Podologia e Terapias Integrativas e Complementares. De acordo com a artigo científico FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PARA IONTOFORESE, cite quais são as três partes principais para aplicação da técnica de iontoforese.
2) Uma vantagem do uso da iontoforese é a perspectiva do aumento de liberação de drogas ionizáveis quando comparada à absorção percutânea passiva. Diante disso, a partir da leitura do artigo responda:
a) Na iontoforese, além da difusão passiva, a penetração da droga é aumentada por alguns mecanismos, quais são eles?
b) Seguindo o raciocínio da pergunta anterior, descreva e explique os mecanismos envolvidos na transferência transdermal por iontoforese.
3) A introdução de drogas através da pele em direção ao tecido subcutâneo possui três rotas potenciais: (1) o folículo piloso e suas glândulas sebáceas associadas, (2) os ductos sudoríparos e (3) através do próprio estrato córneo, entre seus apêndices e falhas (rota intercelular). Porém, em decorrência das características hidrofóbica e negativa do estrato córneo e de sua matriz lipoprotéica, drogas ionizadas dificilmente penetram através da pele por difusão passiva em quantidades suficientes para atingir níveis terapêuticos. Sendo assim, responda:
a) Quais são as principais vias de acesso dos íons transferidos por iontoforese?
b) Quais são as vias que pouco contribuem para a penetração iônica por apresentarem uma elevada impedância elétrica?
Soluções para a tarefa
Resposta:a= três partes principais: o sistema que
fornece a fonte elétrica, a solução doadora do íon e a região
alvo do tratamento no paciente
Explicação:
Resposta:
1-a) o sistema que fornece a fonte elétrica, a solução doadora do íon e a região alvo do tratamento no paciente
2-a) eletrorepulsão, eletrosmose e aumento da permeabilidade da pele.
b) é, frequentemente, utilizada para a aplicação de anestésicos locais, agentes anti-inflamatórios, e no tratamento da hiperidrose.
3-a) são os poros de glândulas sudoríparas, enquanto o estrato córneo, os pelos folículos e glândulas subáreas pouco contribuem para penetração iônica, uma vez que apresentam elevada impedância elétrica relativa.
b) as glândulas sebáceas pouco contribuem para a penetração iônica.
Explicação: respondi de acordo com o artigo de referência.
o estrato córneo, os pêlos foliculares e as glândulas sebáceas
pouco contribuem para a penetração iônica, uma vez que
apresentam elevada impedância elétrica relativa.3