Para uma determinada planta, suponha que a diferença entre um fruto de 20 cm decomprimento e um de 40 cm de comprimento seja devido a dois genes, cada um com doisalelos, que têm efelto aditivo e que se segregam Independentemente. Na descendência docruzamento entre dols Indivíduos que produzem frutos com 30 cm, espera-se uma proporção de plantas com frutos de 35 cm lgual a?
Soluções para a tarefa
A partir dos devidos cruzamentos realizados, concluímos que a proporção esperada de plantas que possuam 35 cm é igual a 1/4.
- Mas como chegamos nesse resultado ?
A questão trata sobre o assunto de herança quantitativa, que em resumo, é um tipo de interação gênica, no qual ocorre a soma dos efeitos de alelos, como é o caso por exemplo da cor de pele.
Sabendo do que trata a questão, torna-se possível responder.
A questão nos informou que para determinada planta, a diferença entre um fruto de 20 cm de comprimento e um de 40 cm de comprimento, seja devido a dois genes cada um com dois alelos, que têm efeito aditivo e que se segregam independentemente. Dito isso, nos pergunta qual a proporção de plantas com frutos de 35 cm, a partir de um cruzamento de duas plantas que produzem frutos com 30 cm.
- Como resolver ?
O primeiro passo, é descobrir o quanto de altura cada alelo dominante e recessivo adicionam na altura da planta, então vamos analisar o que a questão nos fornece.
A planta de 20 cm, possui dois genes alelos recessivos, ou seja, seu genótipo se dá por aabb.
A planta de 40 cm, possui dois genes alelos dominantes, ou seja, seu genótipo se dá por AABB.
Perceba então, que cada alelo recessivo adiciona 5 cm a planta, já que 5 + 5 + 5 + 5 = 20
Em um mesmo raciocínio, percebemos que cada alelo dominante, adiciona 10 cm a planta, já que 10 + 10 + 10 + 10 = 40 cm
Então vamos determinar uma combinação em que totalize 30 cm, pode ser por exemplo AaBb, já que 10 + 5 + 10 + 5 = 30 cm
- Realizando o cruzamento entre duas plantas AaBb :
AB Ab aB ab
AB AABB AABb AaBB AaBb
Ab AABb AAbb AaBb Aabb
aB AaBB AaBb aaBB aaBb
ab AaBb Aabb aaBb aabb
As plantas que possuem altura de 35 cm, necessariamente possuem 3 alelos dominantes e 1 recessivo, analisando o quadro de punnett montado acima, nós percebemos que dos 16 genótipos existentes, 4 genótipos geram plantas que possuem 35 cm, logo, a proporção esperada de plantas que produzem plantas com 35 cm é de 4/16 ou 25%, ou a cada 4 plantas formadas, uma vai ter 35 cm.
Bons estudos e espero ter ajudado :D