Para um melhor funcionamento do corpo humano, podemos dividir lo em diferentes níveis de organização. Quais são eles?
Soluções para a tarefa
Resposta: Célula, Tecido, Órgão, Sistema e Organismo
Explicação: As células são estruturas formadas por três partes básicas a membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
Cada célula do corpo pode variar quanto a forma (estrelada, alongada, cilíndrica etc.), tamanho e ao tempo de vida. As células ósseas, por exemplo, duram vários anos, enquanto as células da pele se renovam entre 35 e 45 dias.
Cada tipo de célula se desenvolve para desempenhar uma função no organismo. A célula muscular, por exemplo, é capaz de se contrair. A hemácia transporta oxigênio para todo o corpo. A célula nervosa é capaz de receber e transmitir estímulos.
A vida do ser humano começa com uma única célula. A partir daí, ela se divide e origina duas novas células, que também se dividem e formam mais duas e assim sucessivamente.
Durante a formação do feto, no útero materno, as células vão se desenvolvendo, conforme sua localização e função no organismo. Esse processo é chamado de diferenciação celular.
No corpo humano existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células trabalham em grupo, estão organizadas de maneira integrada, desempenhando juntas, uma função determinada.
Esses grupos celulares formam os tecidos. Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro tipos:
Tecido epitelial
Tecido conjuntivo
Tecido muscular
Tecido nervoso
Os tecidos, da mesma forma que as células, também se agrupam. O conjunto de tecidos que desempenham determinada função recebe o nome de órgão. Em geral, um órgão é formado por diferentes tipos de tecidos.
Vários órgãos formam o corpo humano, entre eles, coração, pulmão, cérebro, estômago, intestino, fígado, pâncreas, rins, ossos, baço, olhos, etc. A maior parte dos órgãos estão localizados na região do tronco.
Um conjunto de órgãos que atuam de modo integrado constitui um sistema. Os sistemas do corpo humano desempenham funções específicas, porém, atuam de modo integrado.
O corpo humano é formado de diversos sistemas: respiratório, circulatório, digestório, cardiovascular ou circulatório, muscular, nervoso, endócrino, excretor, linfático, reprodutor e ósseo.
Cada sistema apresenta sua função específica. O sistema respiratório, por exemplo, é responsável pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e da eliminação do gás carbônico retirado das células.
Por fim, o conjunto de todos os sistemas em funcionamento constitui o organismo que em conjunto mantém a sobrevivência do indivíduo.
Assim, o organismo representa o mais alto nível de organização.