Para Thomas Kuhn (1922-1996), a fase da ciência extraordinária (ou revolucionária) é marcada por algumas características que não aparecem nas outras fases da ciência. Dentre as afirmações abaixo, são definições da ciência extraordinária:
Fase que nasce da crise de quando a comunidade científica falha repetidas vezes em resolver os problemas insolúveis dentro do paradigma anterior.
Fase na qual se pratica a ciência na ausência de um paradigma que unifique e coordene os trabalhos dos vários cientistas.
Fase na qual a ciência retorna à fase pré-paradigmática.
Fase marcada pela disputa entre duas ou mais concepções teóricas acerca das reformas que devem ser operadas no antigo paradigma a fim de dissipar as anomalias.
Fase marcada pela insistência dos cientistas em encontrar a solução de “quebra-cabeças” para evitar a crise.
Soluções para a tarefa
São definições da ciência extraordinária em Kuhn:
Fase que nasce da crise de quando a comunidade científica falha repetidas vezes em resolver os problemas insolúveis dentro do paradigma anterior.
Para Kuhn, o conhecimento científico é definido basicamente pela adoção de um paradigma, e um paradigma nada mais é do que uma estrutura mental, composta por teorias, experiências, métodos e instrumentos, que serve para o pensamento organizar, de determinado modo, a realidade e os seus eventos.
Segundo Kuhn, o desenvolvimento do conhecimento científico ocorre pela alternância da ciência normal e da ciência revolucionária. É a ideia de que a ciência não progride gradualmente de forma linear, mas por meio de saltos qualitativos provocados pelas mudanças de paradigma.
O cientista é um solucionador de quebra cabeças, uma vez que os problemas da ciência normal servem para testar sua engenhosidade e habilidade na resolução de problemas.
Quando o trabalho de resolução de quebra cabeças começa a fracassar e a pesquisa orientada por um paradigma não apresenta mais os resultados esperados, inicia-se uma crise dentro da comunidade científica que levará ao fim do período de ciência normal e ao início do período de ciência extraordinária.
Bons estudos!