Para skinner, a punição é a forma mais conhecida de controle do comportamento humano. Mas o autor também ressalta que castigos e punições não são a melhor maneira de educar, uma vez que geram muitos conflitos entre quem pune e quem é punido, além do desenvolvimento de respostas emocionais muito contraditórios, e que podem afetar o desenvolvimento humano. A partir desse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Apesar de haver a punição, deve-se utilizar o reforço para o efetivo controle do comportamento humano, ou seja, recompensar (de maneira positiva) quando um comportamento desejado é realizado
Soluções para a tarefa
É necessário saber que comportamentos são desejados ou indesejados de acordo com a sociedade e o ambiente específico onde estamos. Assim ambas as assertivas estão corretas e a assertiva II justifica a I, pois:
- I - O reforçador negativo ou a punição não devem ser maneiras de domesticação, mas sim de modelagem de comportamento.
- II - O reforçador positivo, pode vir a aumentar a frequência de um comportamento.
Comportamentos desejados: modelagem comportamental
Os comportamentos socialmente desejados são ensinados às crianças como bases éticas afim de que os sujeitos sejam adaptados à sociedade de forma que não possuam coisas negativas. Quando estas "coisas negativas" surgem, é tentado que o sujeito tenha seu comportamento modelado.
Complemento da questão — asserção II:
II. É por meio do reforço positivo que podemos aumentar cada vez mais a frequência do comportamento que se é desejado.
Cognição Social — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/49848884
#SPJ4
Resposta:
Assim ambas as assertivas estão corretas e a assertiva II justifica a I.
1= B) as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 2= a) condicionamento operante. 3=e) Filogenese Ontogenese Cultura. 4=c) O conhecimento não é inerente ao sujeito e precisa ser construido com base nas observações do meio que o cerca.
corrigido pelo AVA