Para se relacionarem com o mundo e com os outros humanos, os homens devem valer-se de um instrumento – a linguagem – para persuadir os outros de suas próprias ideias e opiniões. A verdade é uma questão de opinião e de persuasão, e a linguagem é mais importante do que a percepção e o pensamento. CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2010. As expressões da linguagem e as construções míticas na Grécia Antiga influenciaram diretamente a estrutura social, sendo que esta estrutura, por sua vez, condicionou a formação do pensamento filosófico. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir: I. As transformações ocorridas na sociedade grega a partir do século V a.C. – no contexto da conquista pelos romanos, criando a cultura helenista – acabaram por fortalecer os regimes autocráticos e ditatoriais, período este que coincidiu com o declínio da importância das narrativas míticas como interpretação da vida humana. II. A estruturação social do povo grego esteve lastreada, até seus fundamentos de organização social, sobre os mitos, os quais forneciam explicações e legitimações sobre o comportamento humano e a existência do homem em sociedade. III. A linguagem mítica grega desenvolveu-se ao absorver relatos míticos de outros povos e civilizações, à medida que sua expansão geográfica e comercial viabilizava contatos com outras sociedades, ainda que estas não fossem militarmente conquistadas pelos gregos. Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em: Alternativas: a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
d
Explicação:
3)
Para se relacionarem com o mundo e com os outros humanos, os homens devem valer-se de um instrumento – a linguagem – para persuadir os outros de suas próprias ideias e opiniões. A verdade é uma questão de opinião e de persuasão, e a linguagem é mais importante do que a percepção e o pensamento.
CHAUÍ, Marilena. Iniciação à Filosofia. 1. Ed. São Paulo: Ática, 2010.
As expressões da linguagem e as construções míticas na Grécia Antiga influenciaram diretamente a estrutura social, sendo que esta estrutura, por sua vez, condicionou a formação do pensamento filosófico.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. As transformações ocorridas na sociedade grega a partir do século V a.C. – no contexto da conquista pelos romanos, criando a cultura helenista – acabaram por fortalecer os regimes autocráticos e ditatoriais, período este que coincidiu com o declínio da importância das narrativas míticas como interpretação da vida humana.
II. A estruturação social do povo grego esteve lastreada, até seus fundamentos de organização social, sobre os mitos, os quais forneciam explicações e legitimações sobre o comportamento humano e a existência do homem em sociedade.
III. A linguagem mítica grega desenvolveu-se ao absorver relatos míticos de outros povos e civilizações, à medida que sua expansão geográfica e comercial viabilizava contatos com outras sociedades, ainda que estas não fossem militarmente conquistadas pelos gregos.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
I e II, apenas.
d)
I e III, apenas.
e)
II e III, apenas.
Alternativa assinalada
Resposta:
R: 3-E
Explicação: