Para se obter uma visibilidade maior na estruturação dos custos logísticos é possível fazer uma divisão por área. Sugere-se, assim, dividir os custos em: A. investimentos em melhorias, terceirização dos serviços logísticos e distribuição geográfica. B. organizações públicas e empresas privadas. C. suprimentos, gestão de estoque, transporte, gestão da frota, custos administrativos e custos financeiros. D. operadores logísticos, processo logístico, terceirização, gestão de frota e custos financeiros. E. mudanças em logística, produtos comercializados, quebras de produtos e custos da organização.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C.
suprimentos, gestão de estoque, transporte, gestão da frota, custos administrativos e custos financeiros.
Explicação:
Os custos logísticos operacionais podem ser diferentes entre uma empresa e outra e dependem de uma série de fatores. Todavia, existem aspectos em comum em todas as instituições, como:
Estoque e armazenagem
Os custos com estoque dependem do volume de produtos com os quais uma empresa trabalha e do período que um material precisa permanecer alocado. Assim, quanto maior o tempo e a quantidade de produtos, mais elevada será a despesa.
Transportes e fretes
O custo de transportes é de fato um dos mais expressivos para as empresas — sobretudo para aquelas que possuem frota própria. As despesas envolvem aquisição de veículos, manutenção, ociosidade, depreciação, combustível, entre outros.
Como a maior parte do que é produzido no Brasil é escoado ao longo de sua vasta malha rodoviária, os veículos precisam percorrer grandes distâncias, o que contribui para o desgaste mais rápido do caminhão, além de aumentar a exposição a riscos.
Afinal, problemas como acidentes e roubos de cargas são, infelizmente, muito comuns nas estradas brasileiras. Assim, a necessidade de investir em práticas de gestão de risco faz com que o preço final do frete fique ainda mais elevado.
Custo humano
Por fim, o gasto com mão de obra para o trabalho também faz parte da equação que formam os custos logísticos. Assim, é preciso considerar os salários dos gestores de frotas e dos outros colaboradores que fazem parte da equipe logística.
Além disso, é sabido que no mercado existe uma falta de profissionais qualificados para esse setor. Consequentemente, para manter o nível de qualidade, empresas precisam oferecer ofertas maiores para aqueles que sejam mais capacitados ou experientes ou, ainda, investir em treinamentos e qualificação para sua equipe, o que contribui para aumentar os gastos.
Custos administrativos e financeiros
Custo de produto
Este é o investimento que foi feito em cada material adquirido com os fornecedores.
Custo de falta do produto
Refere-se à falta de itens no estoque, o que pode acontecer por conta de atrasos na entrega do fornecedor ou de produtos que foram perdidos, danificados, quebrados ou que deterioraram ou venceram. Esse último aspecto é causa de grandes prejuízos para a empresa.
Resposta: Letra - C. Suprimentos, gestão de estoque, transporte, gestão da frota, custos administrativos e custos financeiros.
Explicação: