Para saber o que são fontes históricas, precisamos primeiramente entender que, ao desempenhar seu trabalho, o historiador faz um trabalho minucioso de pesquisa, esperando encontrar vestígios do passado que possam ajudá-lo a decifrar e entender a história.
EDITORA CONTEXTO. Você sabe o que são fontes históricas?, 2014. Disponível <http://www.editoracontexto.com.br/blog/voce-sabe-o-que-sao-fontes-historicas/> Acesso em 13/03/2016.
Sobre as fontes históricas e o trabalho do historiador, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
O trabalho do historiador dispensa as análises das fontes históricas, pois relatos orais são suficientes para a reconstrução dos eventos.
b)
São consideradas fontes históricas apenas os documentos oficiais disponibilizados por órgãos dos governos municipal, estadual e federal.
c)
Os vestígios encontrados podem ser manipuláveis, fato que invalida a utilização das fontes como um recurso seguro para a reconstrução histórica.
d)
As fontes históricas podem ser consideradas a matéria prima para o trabalho do historiador que, por meio dos vestígios encontrados, é capaz de reconstruir os eventos.
2)
[...] uma fonte pode ser de água – nesse caso ela é o local do qual a água sai do interior da terra para a sua superfície, ou seja, seu ponto de origem. Para a História, as fontes são também a origem, os vestígios deixados pelos seres humanos que os historiadores irão buscar.
FIAMONCINI, Celina. História. Curitiba: Positivo, 2011.
Sobre fontes históricas, analise as afirmativas a seguir.
I. Relatos orais como entrevistas e discursos são considerados fontes históricas.
II. Fontes históricas são estritamente os documentos oficiais disponibilizados pelos governos municipal, estadual e federal.
III. Tradições, costumes, lendas e folclore não são considerados fontes históricas, pois não são passíveis de confirmação.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
b)
Apenas a afirmativa I está correta.
c)
As afirmativas I, II, III estão corretas.
d)
Apenas a afirmativa II está correta.
3)
Sobre a relação do historiador com as fontes históricas, é correto afirmar que
Alternativas:
a)
As análises das fontes históricas devem ser baseadas na objetividade e na neutralidade, ou seja, adota-se atualmente a perspectiva positivista de análise.
b)
Nas análises de fontes historiográficas deve-se privilegiar os aspectos políticos e econômicos em detrimento dos aspectos culturais.
c)
Por fontes históricas compreende-se documentos que permitem que o historiador possa reconstruir e recontar a história.
d)
O objetivo das análises das fontes históricas é apresentar modelos exemplares de conduta para a sociedade ao identificar grandes feitos e homenagear seus representantes.
4)
Lucien Febvre e Marc Bloch foram os líderes do que pode ser denominado Revolução Francesa da Historiografia. Para interpretar as ações dos revolucionários, contudo, é necessário conhecer alguma coisa do antigo regime que desejavam derrubar.
BURK, Peter. A escola dos Annales (1929-1989): Revolução Francesa da historiografia. Tradução Nilo Odália. 2ª Edição. São Paulo: Editora UNESP, 1992.
Em seu texto, o historiador Peter Burke utiliza a expressão Revolução Francesa como uma analogia ao surgimento de um novo movimento historiográfico, Annales, em contraponto ao positivismo.
Sobre o movimento historiográfico dos Annales e as fontes históricas, analise as afirmativas a seguir.
I. Para os historiadores dos Annales, é fundamental a problematização da História, das fontes históricas consultadas (História-problema).
II. Admite-se a multiplicidade das fontes históricas e temas tratados que, anteriormente estavam restritos aos documentos oficiais e abordagens político-militares.
III. Charges, revistas, receitas, relatos. Todos estes recursos são considerados fontes históricas passíveis de análise e interpretação.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I, II estão corretas.
b)
Apenas a afirmativa II está correta.
c)
As afirmativas I, II, III estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I, III estão corretas.
5)
A diversidade dos testemunhos históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que fabrica, tudo o que toca pode e deve informar sobre ele.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 79 (Adaptado).
Sobre as fontes históricas, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Os utensílios produzidos pelo homem se enquadram como registros arqueológicos e não como fontes históricas.
b)
A análise de fontes escritas oficiais devem ser privilegiadas, pois garantem a veracidade das informações nelas contidas.
c)
A Escola dos Annales ampliou, no início do século XX, o conceito e a natureza das fontes históricas.
d)
O conhecimento histórico pode ser produzido sem a análise de fontes que forneçam informações sobre o período estudado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
1=d
2=b (n tenho ctza)
3=
2=b (n tenho ctza)
3=
bianca090915:
3=c. 4=
Perguntas interessantes