Pesquise e escreva a diferença entre boatos e lendas urbanas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boatos (hoaxes)
São parecidos com as correntes. Utilizam a engenharia social e apelam para que o usuário (destinatário) os envie "para todos os seus conhecidos" ou "para todas as pessoas especiais de sua vida".
A diferença entre correntes e boatos está no conteúdo, pois, os boatos geralmente contam histórias alarmantes e falsas, sensibilizando o usuário (destinatário) a continuar a propagação. Os boatos mais comuns são:
Difamatórios: denigrem empresas ou produtos, prometendo brindes ou falam dos riscos que determinado componente da fórmula do produto causa à saúde.
Filantrópicos: contam histórias de crianças doentes, usando as tragédias e as catástrofes naturais como argumentos para pedir ajuda em dinheiro, que não será repassada às reais vítimas.
Um fato curioso é a recorrência de alguns boatos famosos, divulgados de tempos em tempos na rede. Acredita-se que isto ocorra devido à grande quantidade de novos usuários na Internet que, por falta de informação ou de experiência, repassam os boatos antigos, iniciando um novo ciclo de propagação.
Lendas urbanas
São as histórias disseminadas na Internet, sejam elas tristes, alegres, assustadoras ou misteriosas. Podem ser confundidas com os boatos, mas, diferem, principalmente, pelas justificativas utilizadas para atrair a atenção do usuário, conferindo veracidade aos relatos. Alguns exemplos são: "Aconteceu com o primo do amigo do meu pai...", "O avô do marido da minha prima disse que foi mesmo verdade..." e "Quem está no hospital é o sobrinho do primo da esposa do meu amigo".
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
Boato : Disse me disse; notícia cuja fonte não é conhecida
Lendas urbanas: São pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno.
Explicação: