Para responder a seguinte questão você pode se basear nos estudos sobre “A constituição das formas de relevo terrestre no contexto da interdependência da atuação dos fatores endógenos e exógenos atuantes no planeta”.
O relevo é formado por processos decorrentes do interior do planeta, a partir de agentes endógenos. Os agentes exógenos, no entanto, são os grandes responsáveis pelo intemperismo das rochas e modelamento do relevo.
Leia as assertivas abaixo, que discorrem sobre os principais agentes do modelamento terrestre, e a assinale o que estiver CORRETO:
A água é um importante agente exógeno que atua no relevo. Quando a água que trabalha a rocha é marinha, o sal associado à água desempenha importante papel destrutivo, denominado abrasão.
O ser humano, embora possa, por meio de diversos meios tecnológicos, interferir na natureza, não pode ser considerado um agente exógeno de atuação no relevo, pois sua ação não é natural, mas artificial.
Por meio do processo de deflação o gelo é capaz de modelar o relevo. Pode-se afirmar que seu trabalho é mais intenso do que o realizado por rios e pelo vento. Tal tipo de erosão é denominado glaciária.
O vento é o principal agente geológico de modelamento dos relevos. A erosão eólica erode e esculpe escarpas, formando vales como o Grand Canyon, além de depositar importantes quantidades de sedimentos.
O vento é um importante agente exógeno de transformação do relevo, por sua ação na deposição de detritos. No entanto, sua força é muito sutil para que seja capaz de erodir uma rocha.
Soluções para a tarefa
Respondido por
17
a superfície terrestre é modelada por agentes exógenos como a água da chuva, rios, mares e derretimento das geleiras, provocam erosão, mudam o relevo, os ventos carregam sedimentos formando paisagens e modelando o relevo, o clima muda o relevo como no deserto que a temperatura muito quente de dia e extremamente fria à noite provoca intemperismo nas rochas.
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Direito,
1 ano atrás