Pedagogia, perguntado por daiananunes20, 1 ano atrás

Para responder a questão deve ser produzido um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres) com suas próprias palavras, para cada resposta. Não são permitidas cópias do material didático nem de outras mídias faladas ou audiovisuais, sob pena de anulação da resposta ou pontuação correspondente. É importante ter originalidade e apresentar clareza na produção, vocabulário adequado, coerência com o questionamento citado e com as regras ortográficas.
Em caso de tecer comparações ou optar por citações, estas deverão ser referenciadas (na referência indicar ano, página do livro, links, que usou como aporte) e não podem ultrapassar 20% do texto total.
Então, bom trabalho! Escreva com suas próprias palavras, responda o que foi pedido e demostre seus conhecimentos.


QUESTÃO A
A Filosofia Antiga se pautou numa estrutura de pensamento que procurou compreender o homem como centro das discussões, buscando entender e compreender a sua origem, as suas relações sob a égide da ética, e a sua relação com o Cosmo. Assim, numa dinâmica maior, se viu uma preocupação fundada nos princípios do relativismo e do humanismo, e, com expressivo destaque, nessa circunstância se encontravam os sofistas. Protágoras de Abdera (481 – 411ac), um dos principais filósofos sofistas de então, afirmou que “o homem é a medida de todas as coisas - das que são como são, e das que não são como não são”, atribuindo valores a todas as coisas. Portanto, as coisas seriam definidas e conceituadas sob a ótica dos homens, estando seus atributos inerentes à visão humana, e não em suas próprias essências e qualidades. Interessante, não?
Com base nesse enunciado, e nas reflexões desenvolvidas nas aulas de revisão, nas videoaulas e materiais de apoio, bem como em suas experiências pessoais e profissionais, pergunta-se: considerando a atual realidade social, poderia, ou não, afirmar que a filosofia de Protágoras de Abdera ainda se faz presente em processos em que a comunidade se encontra inserida, especificamente a educacional? Para tal, construa uma reflexão (com 15 linhas) apontando, também, as bases/fundamentos para as suas conclusões.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
8

A lógica filosófica está diretamente ligada ao aprofundamento das questões, diferente da empírica que utiliza a fundamentação básica do estudo.

A transmissão do conhecimento nesse aspecto deve priorizar o senso crítico do aluno, formando um pensador em potencial. A questão aqui é ir na contramão das concepções passadas como o modelo tradicional em que o pilar de ensino é o educador.

Deste modo, os códigos surgem na escola democrática a partir da utilização do diálogo e questões  tratadas em igualdade, apresentando aos alunos para um auxílio direto em sua formação, para que não ocorra o preconceito em geral.

Além disso, os professores devem tomar suas decisões baseado nas diretrizes básicas para o ensino, respeitando o planejamento curricular tendo apoio das bases comuns e do Projeto Político Pedagógico.


daiananunes20: Agredeço muito pela resposta, mas a pergunta foi: ''considerando a atual realidade social, poderia, ou não, afirmar que a filosofia de Protágoras de Abdera ainda se faz presente em processos em que a comunidade se encontra inserida, especificamente a educacional?'' acho que a sua resposta não respondeu a minha pergunta. Mas mesmo assim muito obrigada
Perguntas interessantes