Psicologia, perguntado por ajoniribeiro, 1 ano atrás

Para responder à questão 3, leia a letra da música a seguir e escreva um breve texto a seguir:
Minha tribo sou eu
Zeca Baleiro

eu não sou cristão 
eu não sou ateu 
não sou japa não sou chicano não sou europeu 
eu não sou negão eu não sou judeu 
não sou do samba nem sou do rock 
minha tribo sou eu 

eu não sou playboy eu não sou plebeu 
não sou hippie hype skinhead nazi fariseu 
a terra se move falou Galileu 
não sou maluco nem sou careta 
minha tribo sou eu 

ai ai ai ai ai 
ié ié ié ié ié 
pobre de quem não é cacique 
nem nunca vai ser pajé

Sobre a questão da identidade social, é importante destacar um conhecido pensamento de Stuart Hall (2001), que analisa historicamente as transformações que o sujeito vem passando e distingue três concepções de identidades:
1. Sujeito do Iluminismo: dotado de razão de consciência e de ação, possui uma identidade mais ou menos estável ao longo da vida, permanecendo quase o mesmo.
2. Sujeito sociológico: é resultado da interação do sujeito com o mundo cultural, passa a ter consciência de que não é autônomo e autossuficiente.
3. Sujeito pós-moderno: é um sujeito sem identidade fixa ou permanente, possui identidades múltiplas, às vezes contraditórias e que são transformadas historicamente pelos sistemas culturais que o cercam.

Nesse sentido, o autor destaca que à medida que os sistemas sociais de significação e representação cultural se transformam, o sujeito defronta-se com uma multiplicidade de identidades possíveis, com as quais pode identificar-se temporariamente. Assim, o sujeito individual traça uma trajetória não linear, que vai sendo modificada e interpelada pela ação social e pelas experiências concretas.
Qual é a possível articulação entre essas ideias apresentadas com o tema dos rolezinhos? Argumente sua opinião a respeito do sujeito diluído em inúmeras identidades, ou seja, o sujeito pós-moderno.

Soluções para a tarefa

Respondido por Whatson
24
Não tenho certeza se conseguirei dar uma resposta satisfatória, e peço que corrija qualquer equívoco de minha parte. O sujeito pós-moderno, como foi dito é um sujeito sem uma identidade fixa, que encontra-se rodeado de identidades que pode assumir, efeito crescente da maior interação com a mídia e meios comunicativos, o que se observa nitidamente nos rolezinhos, é que são organizados, em sua maioria, por jovens de classes sociais mais baixas, que nos eventos tentam assumir identidades que não condizem com seu meio cultural, com sua esfera social, nem com condições econômicas e sociais de seu grupo, o que pode ser interpretado como consequência do padrão de vida ideal apresentado pela mídia. A relação que se pode fazer entre os as ideias anteriores e os temas dos rolezinhos é o então "deslocamento" que os sujeitos fazem para tentar obter identidades próprias, que, acabam não sendo condizentes com suas personalidades.
Perguntas interessantes