Para resolver este desafio, você deverá construir um artigo de opinião.
Vamos ao desafio!
Os sistemas internos de ensino e aprendizagem, a estrutura da escola, a cultura e o clima escolares, o poder e a política, bem como a motivação devem trabalhar harmoniosamente para produzir resultados de desempenho desejados e aumentar a eficiência escolar. A eficiência escolar é um conceito dinâmico que tem várias dimensões, múltiplas partes interessadas e várias restrições ambientais.
Diante desse contexto, escreva um artigo de opinião expondo seu ponto de vista acerca dos critérios selecionados para demonstrar o nível de eficiência de sua escola.
Orientação de resposta:
Artigo de opinião é um texto dissertativo, no qual você vai expressar sua opinião, seu ponto de vista sobre um tema ou assunto. Antes de começar a escrever, pesquise sobre o assunto a ser abordado.
Para desenvolver o artigo, siga as orientações:
• exponha com clareza sua opinião;
• use argumentos que sustentem seu ponto de vista;
• seu texto deverá ter em torno de 20 e 25 linhas.
Seu texto deverá ter os seguintes itens:
1) Título: dê um título sugestivo ao seu texto.
2) Autor: o texto é seu, logo coloque seu nome como autor do texto.
3) Introdução: redija um parágrafo, evidenciando, de forma clara, os elementos principais da ideia a ser retratada no texto.
4) Desenvolvimento: nessa parte, você vai expor seus argumentos, seus pontos de vista sobre o assunto abordado.
5) Conclusão: é o fechamento de todas as ideias abordadas ao longo do texto.
Soluções para a tarefa
Resposta:
NÍVEL DE EFICIÊNCIA NAS ESCOLAS
(AUTOR)
Escolas eficientes devem produzir, ao longo do tempo, resultados consistentes e estáveis que se apliquem a todos os alunos dentro da escola. Não existe uma definição amplamente aceita de eficiência escolar. Alguns pais estão convencidos de que escolas eficientes enfatizam habilidades básicas para o sucesso na vida, enquanto outros acreditam no cultivo e no desejo de aprender usando um ensino prático e técnicas de aprendizagem com descoberta, para atingir um nível elevado de eficiência. Uma perspectiva de sistemas sociais sobre a eficiência escolar aponta três dimensões importantes: aquisição de recursos do ambiente (entradas), funcionamento harmonioso dos componentes internos da escola (transformação) e realização dos objetivos (desempenho das saídas). Os critérios de entradas têm forte influência na capacidade inicial da escola e em seu potencial para desempenho eficiente.
Assim, as escolas não são homogêneas em seus efeitos sobre os alunos, elas diferem na eficiência dos seus esforços para influenciar os resultados de desempenho. Para as escolas serem julgadas eficientes, precisam mostrar altas notas em testes de desempenho e revelar ganhos substanciais para todos os seus alunos. E ainda, conflitos impedem a habilidade do sistema de atingir níveis elevados. A qualidade dos professores, a harmonia interna, o esforço, a realização dos alunos, a satisfação no trabalho e o desempenho geral são exemplos de indicadores da eficiência organizacional.