Para resolver divisões com números complexos que possuem a parte imaginária, utilizamos o mesmo artifício realizado em divisões com números irracionais. Multiplicando toda a divisão por um certo número faz com que o denominador deixe de ser irracional. No contexto dos complexos, a multiplicação de ambos os números ocorre pelo que chamamos de conjugado. Sendo assim, qual será o denominador que aparecerá (quando representado em fração) da divisão dos números complexos z = 2 - 2i por t = 1 + 2i?
Soluções para a tarefa
Resposta: 5
Explicação passo-a-passo:
Tendo um número imaginário qualquer z = x + yi; o seu conjugado será = x - yi. O que o enunciado explicou é que, se nós temos, por exemplo:
raiz de 2 é um número irracional, portanto, nós racionalizamos multiplicando este número por uma fração em que o numerador e o denominador são ele mesmo:
isso é possível pois quando uma fração tem um número igual no numerador e no denominador, isso é a mesma coisa que 1 ;)
Agora, se o denominador fosse desse jeito:
Então seria necessário multiplicar por uma fração em que o numerador e o denominador são o conjugado deste número irracional. Falando dos números complexos, temos:
z = x + yi
certo? O conjugado deste número seria x - yi. A parte imaginária troca o sinal. Mesma coisa com a divisão por um irracional:
Agora, explicado esse conteúdo, vamos aplicar no exercício em questão:
Vamos multiplicar esta fração por outra fração em que o numerador e o denominador sejam o conjugado do denominador da divisão:
Agora, sabemos que i² = -1, portanto:
Olha só como ficou o final da expressão! O denominador é 5.