"A interpretação é um processo mental utilizado pelos indivíduos para construir conhecimentos de acordo com uma experiência pessoal, ou seja, o sujeito é ele mesmo e para ele mesmo o intérprete 'autônomo' da situação significativa (...). A mediação pode potencializar esse processo de interpretação, seja no momento da ampliação, quando o mediador alimenta o leitor com novas informações, seja na articulação dessas informações, quando o mediador instiga o leitor com questões que provocam reações" (COUTINHO, 2009, p. 176).
COUTINHO, Rejane G. Estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane G. Arte/Educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora Unesp, 2009.
A ação de mediação no contexto de uma exposição de artes potencializa a interpretação do público, sobre obras de artes, no momento da leitura desta, a partir de ações mencionadas no excerto acima, mas também pode ser fomentada a partir de outros recursos. Entre as opções abaixo, assinale aquela que, corretamente, aponta recursos que podem ser utilizados pelo mediador.
Escolha uma:
a. Folders, textos de parede e multimídias.
b. O discurso do curador, exclusivamente.
c. A interpretação de outros sujeitos presentes na visita, mas não como algo que possa contribuir, mas como forma de mostrar que aquelas interpretações estão incorretas.
d. Sua própria interpretação, como algo verdadeiro.
e. O discurso do artista, exclusivamente.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Folders, textos de parede e multimídias.
gleicyanedemora:
certo
Perguntas interessantes