Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Para realizar o manejo de doenças na cana-de-açúcar, é necessário primeiramente conhecer a doença, sabe-se que mundialmente a cana-de-açúcar é afetada por diversas doenças divididas entre fungos, bactérias e vírus. De forma geral, para a cultura da cana-de-açúcar a totalidade das doenças tem seu manejo mais efetivo promovido pela resistência genética, contudo a maioria da resistência desenvolvida pelos programas de melhoramento genético são de caráter quantitativo, ou seja, uma resistência governada por muitos genes na planta que na prática conferem a variedade que possui esta resistência algum nível de suscetibilidade ao patógeno em questão uma vez que a resistência se dá pela ação de múltiplos genes distribuídos na população.



SANTOS, F.; BORÉM, A. e CALDAS, C. (editores). Cana-de-açúcar: bioenergia, açúcar e álcool. Viçosa, 577p. 2010.;SOARES, Bruno Oliveira. FITOTECNIA: CANA-DE-AÇÚCAR E CAFÉ: Tratos culturais da cana-de-açúcar. Londrina - PR: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.



A partir deste conhecimento sobre as doenças na cana-de-açúcar, analise as sentenças a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso.



( ) Não é prática rotineira a pulverização com produtos químicos em virtude da dificuldade de aplicação e baixa eficiência dos produtos em atingirem a planta toda.

( ) A Escaldadura das folhas, ou sugar cane mosaic virus – SCMV, possui sintomas foliares ocorrendo principalmente em folhas jovens. Sua transmissão é feita pelo pulgão que transmite o vírus pela “picada de prova”.

( ) O Mosaico da cana-de-açúcar, ocasionado pela bactéria Xanthomonas albilineans, coloniza o vaso do xilema podendo causar perda de até 100% das folhas por queima das folhas e consequente morte do colmo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Escolha uma:
a.
V - F - F.

b.
V - F - V.

c.
F - V - V.

d.
F - V - F.

e.
V - V - V.

Soluções para a tarefa

Respondido por loansk8p9g4c7
17

Resposta:

V F F

Explicação:

Perguntas interessantes