Para realizar esta atividade, você irá exercitar a dialética, assim perceberá os ensinamentos platônicos, contidos nos seus famosos diálogos para, em seguida, criar o seu próprio.
Os diálogos de Platão representam a filosofia platônica na sua forma escrita. Diferentemente dos pré-Socráticos, que se manifestavam por poesia, e de seu próprio mestre, Sócrates, que não deixou escrito algum, Platão escolheu o diálogo como instrumento de ensinamento de sua filosofia. Tradicionalmente, são atribuídos a Platão 35 diálogos, além de 13 cartas escritas, que foram sistematizadas e reunidas por seus discípulos.
Platão utilizava personagens históricos em seus diálogos, construindo-os a partir de uma cena e um tema.
Neste desafio, você terá que escolher dois personagens históricos do Brasil e criar um pequeno diálogo entre ambos, escolhendo uma cena e um tema de fundo, tal qual fazia Platão.
Soluções para a tarefa
todo mundo conhece o adjetivo platônico. Sabemos que ele tem relação com o filósofo grego Platão. Mas sabemos também, consultando um dicionário, que platônico significa "alheio a interesses ou gozos materiais" (daí a expressão "amor platônico", ou amor casto). Para entender melhor a origem dessa expressão, precisamos conhecer um pouco o pensamento de um dos filósofos mais importantes de todos os tempos....
Resposta:
Explicação: Personagens: Dom Pedro II e Zumbi
Cena: um debate eleitoral
Tema: a liberdade
Zumbi: Dom Pedro, por que queres a independência do Brasil?
Dom Pedro II: porque desta forma seremos livres.
Zumbi: Mas o que é a liberdade que almejas?
Dom Pedro II: É não sermos escravos de Portugal.
Zumbi: Nós, negros, também queremos a independência.
Dom Pedro II: Por quê?
Zumbi: Porque desta forma seremos livres e não seremos escravos nem de Portugal e nem do Brasil.