Para que servem os tributos? Dê exemplos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Tributo é o termo genérico, que é dividido em imposto (não há nenhuma destinação específica, mas, em geral, financia a estrutura do Estado e seus serviços básicos, como educação, saúde e segurança), taxas (vinculado a contraprestação de um serviço público, como taxa do lixo ou taxa para emissão de passaporte), etc.
Resposta: Tributos são o conjunto de impostos, taxas, contribuições e empréstimos compulsórios que formam a receita da União, estados e municípios. Alguns exemplos de tributos são o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), a tarifa de luz ou do lixo cobrada por uma prefeitura ou ainda a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Existem dois tipos de tributos: eles podem ser diretos, quando os contribuintes arcam com a contribuição (caso do Imposto de Renda), ou indiretos, quando os impostos incidem sobre o preço das mercadorias e dos serviços vendidos. No Brasil, quase todos os produtos e serviços são vendidos com um conjunto de tributos incorporados ao valor.
Agora vamos falar do conceito de impostos: trata-se de uma quantia em dinheiro paga aos municípios, estados ou União para custeio das despesas de administração e investimento dos governos. A destinação dos recursos recolhidos pelos impostos nem sempre é específica. Em relação aos tipos de impostos, eles podem incidir sobre o patrimônio, como o IPTU e o IPVA, sobre a renda, como o Imposto de Renda, e sobre o consumo, como o IPI, cobrado dos produtores, e o ICMS, que é pago pelo consumidor. Quase sempre os impostos são cobrados em conjunto, como vimos há pouco. Um exemplo é quando fazemos uma compra no supermercado. Se você for comprar 1 litro do leite de caixinha, por exemplo, vai pagar, no valor total dele, o ICMS (estadual) e o valor calculado pelo empresário para dar conta dos impostos para manter sua atividade funcionando, além de taxas e contribuições
Explicação passo-a-passo: