Pedagogia, perguntado por anasantos8935, 9 meses atrás

Para que sejam desfavorecidos os mais favorecidos, é necessário e suficiente que a escola ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entre as crianças das diferentes classes sociais. Tratando todos os educandos, por mais desiguais que sejam eles de fato, como iguais em direitos e deveres, o sistema escolar é levado a dar sua sanção às desigualdades iniciais diante da cultura (BOURDIE“Para que sejam desfavorecidos os mais favorecidos, é necessário e suficiente que a U, 1998a, p. 53).”Fonte: Bourdieu, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e à cultura. In: Nogueira, M. A.; Catani, A. (Orgs.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998a. p. 39-64.
Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
I. É preciso construir o processo de ensino-aprendizagem a partir do que une os mais diversos estudantes, ou seja, a partir das vivências comuns que compartilham.
PORQUE
II. Pensar a educação a partir da realidade de cada estudante contribui para amenizar as desigualdades existentes no interior da sala de aula.
Assinale a alternativa que contém a afirmação correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é verdadeira
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é justificativa da I.
Ambas as asserções são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a II é falsa.

Soluções para a tarefa

Respondido por dcmanhembi
19

Resposta:

 

A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é verdadeira

Explicação:

Construir uma educação emancipadora, que dialogue com a realidade dos estudantes e se volte às suas necessidades, perpassa compreender e trabalhar com as desigualdades existentes em sala de aula. Assim, quando enxergamos cada estudante a partir de sua vivência, conseguimos construir um ensino capaz de formar sujeitos de diferentes classes sociais, gêneros, orientações sexuais, religiões e cores de pele.

Respondido por wellingtongds
9

Resposta:

Alternativa B : A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é verdadeira

Explicação: Construir uma educação emancipadora, que dialogue com a realidade dos estudantes e se volte às suas necessidades, perpassa compreender e trabalhar com as desigualdades existentes em sala de aula. Assim, quando enxergamos cada estudante a partir de sua vivência, conseguimos construir um ensino capaz de formar sujeitos de diferentes classes sociais, gêneros, orientações sexuais, religiões e cores de pele.

Perguntas interessantes