Para que o Estado possa cumprir suas funções com a sociedade, precisa arrecadar recursos e a principal fonte de arrecadação é através dos tributos. Com relação aos impostos que são recolhidos na economia brasileira, é correto afirmar que:
a) O IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) são exemplos de impostos indiretos.
b) Os impostos diretos incidem sobre as transações com mercadorias e serviços.
c) Nos impostos indiretos, as empresas sempre arcam com o seu ônus.
d) O ICMS – Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, o IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados e o ISS – Imposto Sobre a Prestação de Serviços são exemplos de impostos diretos.
e) Os impostos diretos incidem sobre a renda e sobre o patrimônio.
Soluções para a tarefa
Resposta certa seria E) Os impostos diretos incidem sobre a renda e sobre o patrimônio.
Impostos diretos: São os impostos que os governos (federal, estadual e municipal) arrecadam sobre o patrimônio (bens) e renda (salários, aluguéis, rendimentos de aplicações financeiras) dos trabalhadores. São considerados impostos diretos, pois o governo arrecada diretamente dos cidadãos.
A resposta correta é a alternativa "E", pois os impostos diretos são considerados aqueles recolhidos na economia brasileira, ou seja, eles são recolhidos dos trabalhadores por todas as esferas do governo. Eles são diretos, pois o Estado recolhe os mesmos de forma direta dos cidadãos.
Impostos
Os impostos são uma das formas de um governo conseguir dinheiro para executar as suas obras. Em geral, eles são recolhidos de todas as pessoas, porém aquelas que possuem menor renda, em alguns casos, pagam valores menores de tributo ao Estado. Essas obras do Estado são feitas para beneficiar toda a população, mas em especial àquelas que não tem condições de pagar por serviços básicos.
Saiba mais sobre tributos: brainly.com.br/tarefa/51782116
#SPJ2