Português, perguntado por elizabeth8278, 1 ano atrás

Para que ninguém a quisesse

                             Marina Colasanti

        Porque os homens olhavam demais para a sua mulher, mandou que descesse a bainha dos vestidos e parasse de se pintar. Apesar disso, sua beleza chamava a atenção, e ele foi obrigado a exigir que eliminasse os decotes, jogasse fora os sapatos de saltos altos. Dos armários tirou as roupas de seda, da gaveta tirou todas as joias. E vendo que, ainda assim, um ou outro olhar viril se acendia à passagem dela, pegou a tesoura e tosquiou-lhe os longos cabelos.

        Agora podia viver descansado. Ninguém a olhava duas vezes, homem nenhum se interessava por ela. Esquiva como um gato, não mais atravessava praças. E evitava sair.

        Tão esquiva se fez, que ele foi deixando de ocupar-se dela, permitindo que fluísse em silêncio pelos cômodos, mimetizada com os móveis e as sombras.

        Uma fina saudade, porém, começou a alinhavar-se em seus dias. Não saudade da mulher. Mas do desejo inflamado que tivera por ela.

        Então lhe trouxe um batom. No outro dia um corte de seda. À noite tirou do bolso uma rosa de cetim para enfeitar lhe o que restava dos cabelos.

        Mas ela tinha desaprendido a gostar dessas coisas, nem pensava mais em lhe agradar. Largou o tecido em uma gaveta, esqueceu o batom. E continuou andando pela casa de vestido de chita, enquanto a rosa desbotava sobre a cômoda.

QUESTÕES

1 ) Onde se passa a história? Em que cidade? Isso aparece no texto?

2 ) O que o leitor pode deduzir sobre o espaço nessa narrativa?

3 ) O narrador traz descrição minuciosas do ambiente? Isso é importante para desenrolar dos acontecimentos nesse conto? E o tempo na narrativa?

4 ) Pela leitura, é possível saber quando se passa a história, em que época?

5 ) Se o enredo se organiza em torno de um conflito, afinal qual é o enredo certo?

6 ) Podemos identificar as partes desse enredo?

Introdução:

Desenvolvimento:

Clímax:

Desfecho:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
29
1) Não aparece no texto.

2) O espaço é a casa do casal, rua e Praça perto de onde moravam.

3) Não. O ambiente não é importante. O tempo é o dia-a-dia deles.

4) Como fala em chita, dá para perceber que é no século passado, pois em nosso século não usamos mais esse termo.

5) Ciúme e machismo, incluindo violência da parte do marido.

6) Na introdução, o narrador já mostra que como a beleza da esposa do personagem chamava atenção, resolveu tirar dela tudo que a deixasse mais bonita, chegando a um ato de violência cortando o cabelo dela.

No desenvolvimento, foi mostrando que ficou descansado, pois ninguém iria olhar mais pra ela. Não saía mais. Perdeu sua individualidade. Já não tinha voz antes e depois ficou em silêncio.

O clímax foi quando ele fez o pior, pois não teve pena dela por sua tristeza e angústia e voltou atrás só porque não sentia mais desejo por ela. Só pensou nele. Começou a voltar a dar o que havia retirado dela.

Na conclusão, o narrador mostra que o personagem não conseguiu o que queria, pois ela não usou nada e continuou usando o vestido de chita. Até a rosa desbotou sobre a cômoda.
Respondido por Liziamarcia
15

1) No texto dado não apareceu referência nenhuma sobre o local .


2) ESPAÇO -->é o local onde moram , encontramos referência da praça e da casa do casal .


3) AMBIENTE --> o narrador não faz descrição minuciosa do ambiente .Ele descreve que tinha roupas de seda nos armários , sapatos de salto alto ,joias e batom nas gavetas .

TEMPO Da narrativa --> alguns meses ,


4) Sim podemos precisar a época pelos acontecimentos , nos dias de hoje as mulheres não são submissas aos homens

Marina escreveu esta crônica por volta de 1986 .relatando acontecimentos que vivenciou na década de 1950 ,60 numa sociedade totalmente patriarcal .Verifique as roupas de seda e de chita não usadas hoje em dia .

Os cabelos das mulheres eram sempre longos , hoje em dia usamos os cabelos de todos os tamanhos ou formas .


5) O enredo se organiza em torno do ciúmes , da prepotência do marido e da submissão da mulher ao machismo dele e da violência psicológica .


6) INTRODUÇÃO --> o narrador apresenta uma mulher que por ser muito bonita gera ciúmes no marido , ele tira tudo que a deixa bonita , prende em casa e corta seus cabelos .( observe o verbo usado "tosquiar ", como a um animal )


DESENVOLVIMENTO --> a vida desenrola como ele queria ela deixa de ser desejada por todos , Sua esposa perdeu sua individualidade.

, transformou num móvel ou utensílio do lar .( observe os verbos usados mandou ,exigiu,


CLIMAX -->quando a esposa vira um "animal "domesticado perde sua individualidade ."esquiva como um gato" ;"

O marido sente saudade da beleza , da alegria , da vaidade e do prazer que ela lhe proporcionava .


CONCLUSÃO--> o marido tenta fazer com que a esposa voltasse a ser o que era antes "apenas para ele" , dando flores ,vestidos de seda e joias ,mas agora , era impossível ela DESPERTAR , estava perdida para sempre.




Perguntas interessantes