Biologia, perguntado por maluhh007, 1 ano atrás

Para que fosse possível o surgimento de seres vivos aeróbicos (seres vivos que extraem energia de forma eficiente da glicose em presença de oxigênio) era necessário a presença desse gás no planeta. E o oxigênio não estava presente na Terra primitiva, então, como esse gás surgiu?​

Soluções para a tarefa

Respondido por biologiando
2

Resposta:

A hipótese heterotrófica está entre as concepções existentes sobre os primeiros seres vivos. Ela considera que os primeiros organismos eram heterotróficos. Segundo esse raciocínio, tais organismos eram simples, não possuindo um aparato para a realização de processos fisiológicos mais complexos para obtenção de seu alimento. Acredita-se que os primeiros organismos eram seres fermentadores esses organismos nutriam-se de matéria orgânica simples presente no meio.

A ação desses organismos contribuiu para a mudança no ambiente, pois a produção de gás carbônico (CO2), como produto final do seu processo de obtenção de energia (fermentação), e o seu lançamento no meio fizeram com que a quantidade desse gás aumentasse bastante na atmosfera.

O aumento da quantidade de gás carbônico no meio favoreceu, então, o desenvolvimento de um outro grupo de organismos, os autotróficos, que utilizam o gás carbônico e a radiação solar para a síntese de seu alimento.

Os organismos autotróficos fotossintetizantes foram os responsáveis por um aumento de gás oxigênio (O2) na atmosfera, já que ele é um dos produtos finais da fotossíntese. Com esse aumento, alguns organismos heterótrofos que, além da fermentação, conseguiam degradar as moléculas orgânicas em moléculas mais simples na presença de oxigênio, um processo conhecido como respiração aeróbica, foram favorecidos. Nisso surgiram os organismos eucariontes, possuidores de mitocôndrias.

Perguntas interessantes