Para que contribuem os execícios físicos?
Soluções para a tarefa
Resposta:Tônus muscular letra D
Explicação:
Tónus muscular é o estado de tensão elástica (contração ligeira) que apresenta o músculo em repouso, e que permite iniciar a contração rapidamente após o impulso dos centros nervosos. Num estado de relaxamento completo (sem tónus), o músculo levaria mais tempo a iniciar a contração.
Explicação:
Previne doenças
Praticar exercícios por 30 minutos ao menos 3 vezes na semana ajuda a prevenir doenças, principalmente a hipertensão, o diabetes e a osteoporose. A atividade física faz o coração bombear sangue numa quantidade maior do que em repouso, tornando-o progressivamente mais forte e saudável.
Já o diabetes pode não só ser prevenido, como também controlado. É que a prática de exercício aeróbico de média e leve intensidade diminui os níveis de glicose no sangue e estimula a produção de insulina.
Da mesma forma, exercícios de força, como levantamento de peso e pilates, contribuem para aumentar a massa óssea, prevenindo a osteoporose.
Ajuda na perda de peso
O sedentarismo torna o metabolismo mais lento, o que pode resultar em acúmulo de gordura e perda de massa magra e óssea corporal. Por isso, a prática regular de atividade física, aliada à alimentação saudável, é essencial para a manutenção de uma estrutura muscular e óssea saudável.
Manter baixos os níveis de gordura corporal é indispensável para prevenir doenças, tais como diabetes e hipertensão, assim como para melhorar a qualidade de vida.
Melhora a qualidade do sono
Se você quer ter uma boa noite de sono, a atividade física pode ser sua maior aliada. A liberação de hormônios pela prática dos exercícios ajuda a reduzir o estresse – o que facilita o estado de descanso.
Ainda, o corpo mais cansado após a prática de atividade física irá promover um sono mais profundo, melhorando a sua qualidade.
Aumenta a resistência física
Com o passar do tempo, os sedentários podem começar a enfrentar dificuldades para realizar atividades comuns do dia a dia, como caminhar distâncias curtas, subir escadas ou até cuidar da casa.
Exercitar-se frequentemente diminui consideravelmente o cansaço, além de melhorar a qualidade de vida, já que aumenta a resistência física e a disposição para realizar tarefas.
Fortalece os músculos
Os músculos são cruciais para o bom funcionamento do corpo. Por isso, fortalecê-los traz benefícios para a saúde em geral. Assim, eles protegem melhor ossos e articulações de lesões e melhoram o metabolismo.
A prática regular de exercícios de força, como musculação, pilates e aulas de ginástica, também contribui para aliviar dores de tensão muscular, melhorar a postura e ter sensação de bem-estar.
Melhora a frequência cardíaca e a respiração
O esforço causado pela atividade física fortalece o coração, o que ajuda a regular a frequência cardíaca e a respiração, trazendo benefícios a curto e longo prazo, como a prevenção de doenças cardiovasculares que citamos anteriormente. Da mesma forma, a melhora na respiração traz vantagens para o condicionamento físico e o sono.
Reduz a ansiedade e a depressão
O pesquisador Carlos Mosquera reforça a importância do exercício físico para o bem-estar psicológico, especialmente para quem sofre de depressão. Isso porque os esportes promovem liberação de beta-endorfinas, hormônio que promove a sensação de bem-estar, estimula o sistema imunológico e diminui a percepção de dor.
A atividade física também ajuda a clarear a mente e a aliviar o estresse, o que contribui para melhorar o dia a dia de quem sofre com ansiedade e depressão.
Melhora a coordenação motora
Uma boa coordenação motora contribui para se ter mais agilidade e equilíbrio. Praticar esportes e exercícios contribui não só para melhorar a coordenação, mas também para aumentar a consciência corporal.
Ajuda na socialização
Esportes em grupo são uma ótima opção para quem não gosta de malhar sozinho. Além dos benefícios do exercício físico, a prática contribui para uma maior socialização e convivência, o que promove relacionamentos além dos colegas de trabalho.
Aumenta a autoestima
Maior força muscular, boa coordenação motora e mais disposição, tudo isso contribui para que a pessoa se sinta bem consigo mesma e com o seu corpo, aumentando a sua autoestima. Além disso, a sensação de estar evoluindo durante a prática dos exercícios é excelente para criar mais confiança.
Boa tarde ! se puder marcar como melhor resposta ficarei agradecida!