Para que a contração muscular aconteça, é necessário que a dissipação da propagação do estímulo elétrico no músculo, que chega do motoneurônio-alfa, se efetive. Esse processo é chamado de excitação. Na sequência, ocorrem processos fisiológicos que resultam em aumento da tensão muscular (acoplamento excitação-contração), que se mostra diferente de acordo com o comprimento do sarcômero.
Em relação à contração muscular, analise as afirmativas a seguir:
I. O processo de contração, é desencadeado quando a acetilcolina (neurotransmissor) é liberada e se liga com os receptores pós-sinápticos, chamados de receptores de acetilcolina.
II. Ocorre a despolarização de estruturas tubulares (túbulos T) que envolvem as fibras musculares, permitindo a liberação de cálcio do reticulo sarcoplasmático.
III. Os íons de cálcio se ligam com o filamento de troponina, aumentando assim a ação inibitória da tropomiosina, fazendo com que ocorra a ligação dos filamentos de actina e miosina.
IV. Ocorre a quebra de ATP de forma contínua, fazendo com que o filamento de miosina tracione com o filamento de actina, reduzindo os espaços do sarcômero, promovendo a tensão muscular (teorias dos filamentos deslizantes ou das pontes cruzadas).
Soluções para a tarefa
Respondido por
47
b.
Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas
Respondido por
4
Resposta: Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas.
Explicação:
Perguntas interessantes