Para que a avaliação cumpra sua missão educativa, devem ser vencidas algumas etapas como, por exemplo, construir uma imagem de que a avaliação não é só necessária, mas essencial para a melhoria de desempenho da instituição. Para tanto, se faz necessário desmitisficar alguns conceitos sobre o ato de avaliar. Nesse sentido, um dos mito da avaliação pode ser descrito como:
Soluções para a tarefa
Restante da questão.
Alternativa 1
A avaliação que não visa à reflexão por parte dos docentes sobre sua prática é mecânica e serve para rotular os alunos.
Alternativa 2:
A avaliação pode ser formativa e avaliar o progresso no processo de ensino e aprendizagem, bem como seus projetos pessoais.
Alternativa 3:
A avaliação é um processo inerente a todo ser humano, pois cotidianamente avaliamos a nossa vida, o trabalho, o namoro, o casamento etc.
Alternativa 4:
Avaliação serve para punir o educando que não presta atenção nas aulas, bem como apresenta um comportamento inadequado atrapalhando os demais alunos da turma.
Alternativa 5:
A avaliação não é uma etapa solta no processo de ensino e aprendizagem, mas o momento em que o educando demonstra o que aprendeu, o que não aprendeu, oferecendo subsídios para que o professor possa repensar sua práxis.
Alternativa 1.
O único mito descrito nas alternativas acima, encontra-se na Alterantiva 1, de forma que a avaliação supostamente é compreendida como um processo de rotulação, mecanização e sistematização, como já foi presente na pedagogia tradicional.
Na verdade, o objetivo da avaliação é compreendido como a capacidade de promover um entendimento entre aluno e professor, seja pelo diagnóstico dos limites e potenciais dos alunos, seja por aprimoramentos nas práticas pedagógicas pelos professores.
Resposta:
A Alternativa 4
Explicação:
Pois acredito que é um mito dizer que A avaliação serve para punir o educando que não presta a atenção as aulas, bem como apresenta uns comportamento inadequado atrapalhando os demais alunos da turma.