Para preservar a língua, é preciso o cuidado de falar de acordo com a norma padrão. Uma dica para o bom desempenho linguístico é seguir o modelo de escrita dos clássicos. Isso não significa negar o papel da gramática normativa; trata-se apenas de ilustrar o modelo dado por ela. A escola é um lugar privilegiado de limpeza dos vícios de fala, pois oferece inúmeros recursos para o domínio da norma padrão e consequente distância da não padrão. Esse domínio é o que levará o sujeito a desempenhar competentemente as práticas sociais; trata-se do legado mais importante da humanidade.PORQUEA linguagem dá ao homem uma possibilidade de criar mundos, de criar realidades, de evocar realidades não presentes. E a língua é uma forma particular dessa faculdade [a linguagem] de criar mundos. A língua, nesse sentido, é a concretização de uma experiência histórica. Ela está radicalmente presa à sociedade.Analisando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.O As duas asserções são proposições verdadeiras, e asegunda é uma justificativa correta da primeira.O As duas asserções são proposições verdadeiras, masa segunda não é uma justificativa correta da primeira. @ A primeira asserção é uma proposição verdadeira, ea segunda é uma proposição falsa.® A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.O As duas asserções são proposições falsas
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
O gabarito da questão é representado pela letra (D).
I) É incorreto afirmar que a escola é o local adequado para a limpeza dos vícios de fala. Isso ocorre porque o papel do professor é contribuir para o desenvolvimento cognitivo do aluno, o que inclui aprendizado sobre as regras da língua que o país fala (código lingual).
II) Porque a língua é um fator que está ligado à construção, manutenção e avanços da sociedade. Desse modo, é um elemento fundamental na construção de laços afetivos e relações diárias entre as pessoas.
Mantenha-se firme na luta!
Perguntas interessantes