De agosto de 2008 a j aneiro de 2009, odesmatamento na Amazônia Legal concentrou-se emregiões especificas. Do ponto de vista fundiário, a maiorparte do desmatamento (cerca de 80%) aconteceu emáreas privadas ou em diversos estágios de posse. Orestante do desmatamento ocorreu em assentamentospromovidos pelo INCRA, conforme a politica de ReformaAgrária (8%), unidades de conservação (5%) e em terrasindígenas (7%).Infere-se do texto que, sob o ponto de vista fundiário,o problema do desmatamento na Amazônia Legalestá centradonos grupos engajados na política de proteçãoambiental, pois eles não aprofundaram o debateacerca da questão fundiária.O nos povos indigenas, pois eles desmataram a áreaque ocupavam mais do que a comunidade dosassentados pelo INCRA.O nos posseiros irregulares e proprietários regularizados,que desmataram mais, pois muitos ainda não estãointegrados aos planos de manejo sustentável da terra.@ nas unidades de conservação, que costumam burlarleis fundiárias; nelas, o desmatamento foi maior que orealizado pelos assentados pelo INCRA.O nos assentamentos regulamentados pelo INCRA,nos quais o desmatamento foi maior que o realizadopelos donos de áreas privadas da Amazônia Legal.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O gabarito da questão é dado pela letra (C).
Podemos interpretar que a maior parte do desmatamento (por volta de 80%) ocorreu nas áreas privadas, que estão em posse de posseiros irregulares e proprietários regularizados nos órgãos responsáveis.
Nessa dimensão da realidade, o grande problema na Amazônia Legal consiste no desmatamento que é realizado para fins comerciais, seja nas áreas regulares (do ponto de vista legal) e/ou irregulares.
Por fim, vale destacar que os índices de desmatamento mais baixos estão concentrados em em áreas de assentamentos promovidos pelo Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária INCRA.
Lute e acredite em seu potencial!
Perguntas interessantes