Para Platão, há uma dialética que fará a alma elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às ideias unas e imutáveis. As ideias gerais são hierarquizadas, e no topo delas está a ideia do Bem, a mais alta em perfeição e a mais geral de todas: os seres e as coisas não existem senão enquanto participam do Bem. E o Bem supremo é também a Suprema Beleza. É o deus de Platão. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando. Introdução à Filosofia. 3ª edição. São Paulo: Ed. Moderna, 2007. p. 122. De acordo com o texto, tem-se em Platão duas concepções que vem do mito da caverna onde há a divisão de dois mundos. De acordo com o texto, pode-se afirmar: *
A.Trata-se do mundo insensível pois, a ideia de beleza e de perfeição estão presentes somente nas palavras e de uma ideia vaga de bem.
B.Trata-se do mundo ultrassensível, ou, o mundo das ideias, onde residem as ideias e formas perfeitas como a beleza e o Sumo Bem, inacessíveis pelos sentidos humanos.
C.Trata-se do realismo sensível, onde Platão trata ser possível acessar a beleza presente nos seres e na criação do Demiurgo.
D. Tratar-se do mundo sensível, onde a beleza se presentifica nos seres vivos
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa b
Para Platão, o mundo se dividia em dois, onde o primeiro consistia no mundo físico, onde o ser humano é dotado dos cinco sentidos, sendo que também é através deles que ele consegue obter algum tipo de conhecimento, bem como, sua sobrevivência.
Contudo, para ele existia um mundo ultrassensível, onde ali residiam as ideias e o conceito de belo e perfeito, sendo que este, servia como base para o ser humano.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás