Para Piaget o desenvolvimento cognitivo é organizado e guiado por estruturas mentais compostas por “esquemas de ação” e “operações de caráter lógico-matemático”. Inicialmente, tais estruturas são categorias inatas que vão amadurecendo e adquirindo natureza distinta por meio de um processo de “equilibração” entre o sujeito e seu ambiente. O indivíduo seria dotado de funções adaptativas invariáveis ao longo da vida. Nessa adaptação intelectual estaria em jogo uma organizada e constante assimilação do novo conhecimento ao velho e uma acomodação do velho ao novo que manteriam em equilíbrio o funcionamento cognitivo. O desenvolvimento cognitivo, assim, é um processo de equilibrações sucessivas das estruturas cognitivas (esquemas). Estruturas estas que vão evoluindo com base na configuração da estrutura precedente. O organismo está constantemente desequilibrando-se diante de novos e contínuos estímulos externos e, através da assimilação e acomodação desses novos estímulos, o organismo estará sempre procurando uma nova equilibração. Nesse processo, ocorre o desenvolvimento.
Com base nessa perspectiva teórica, explique como deve ser a prática pedagógica do professor para que este possa atuar de modo a assegurar a construção do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Olá!
A prática pedagógica do professor deve ser sempre no sentido de proporcionar a autonomia dos estudantes.
Em outras palavras, o educador deve ser capaz de estimular o protagonismo juvenil, atuando como um mediador/orientador, de forma que o processo educacional se qualifique, o aluno seja capaz de desenvolver sua consciência crítica, política, intelectual e social, processos essenciais para uma formação íntegra.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás