Vimos que a raça se firma como um conceito de base pretensamente biológica na segunda metade do século XIX. Dentre os fatores que poderiam influenciar características como a cor da pele, formato dos olhos ou textura dos cabelos eram atribuídas a fatores como o clima, a geografia e as migrações. De que forma podemos ler, nas assertivas abaixo, uma posição crítica a esse conceito de raça?
I.A raça é proveniente da natureza e não da forma como cada grupo constrói culturalmente a idéia do que é diferente, do que é bom ou do que é belo.
II.A raça e, consequentemente, a hierarquização do que é melhor ou pior é um conjunto de construções sociais que procuram explicar a dominação a partir das diferenças que se encontram na fisionomia de diversos grupos.
IIIO racismo e as percepções de raça de fato não dizem respeito a dados da realidade mundial, dizem respeito a discursos políticos específicos que distorcem a forma como as pessoas interpretam as relações sociais.
Soluções para a tarefa
Olá!
I e III estão corretas.
O preconceito é colocado em prática desde o desenvolvimento da sociedade como uma distorção de ideais sociais, culturais, políticos e econômicos.
Por isso, é importante discernir que o conceito de raça não deve ser colocado em pauta com o intuito de diminuir qualquer classe pois caso seja feito estará associado as práticas preconceituosas, quando na realidade esse contexto deve ser associado apenas a natureza e a diferenciação dos animais sem forma de menosprezo ou sobreposição.
Até mais!
Apenas a II ! É a única que critica a real definição de raça.
Já a partir da segunda metade do século XIX, o conceito de raça torna-se uma categoria biológica. Dessa forma essas concepções acreditavam que muitos aspectos físicos eram provenientes das migrações, o que interferia na cor da pele. Buscavam-se as causas das diferenças humanas cerradas no corpo humano e seus aspectos físico-biológicos como determinantes de todas as distinções observáveis no contexto social". Logo, apenas a assertiva II pode ser considerada correta.