Filosofia, perguntado por Karinamamede7943, 1 ano atrás

Para os filósofos contratualistas, o Estado é pensado como tendo por origem um contrato entre os indivíduos. Segundo Thomas Hobbes, "é como se cada homem dissesse a cada homem: autorizo e transfiro o meu direito de me governar a mim mesmo a este homem, ou a esta assembleia de homens, com a condição de transferires para ele o teu direito, autorizando de maneira semelhante todas as suas ações". (HOBBES, T. Leviatã, cap. 17, In: MARÇAL, J. CABARRÃO, M.; FANTIN, M. E. (org.) Antologia de textos filosóficos, Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 365.) A partir do enunciado, é correto afirmar que Hobbes recorre à ideia do contrato com o fim de: a) descrever como os Estados nacionais surgiram na história. b) calcular os deveres e direitos dos indivíduos em relação ao Estado. c) convocar os homens a resistirem ao poder do Estado. d) mostrar que os homens agem na esperança de contrapartidas. e) provar que os homens não sabem governar a si mesmos.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
43

É correta a alternativa B, já que a filosofia política de Hobbes era uma forma de justificar e defender a necessidade do Absolutismo, sendo um tipo bastante particular de "contratualismo".

Enquanto filósofos como Rousseau e Voltaire viam o Estado como uma instituição que deveria servir aos cidadãos e garantir as suas liberdades, Hobbes o via como o monopólio da violência, sendo esta a única forma (de acordo com Hobbes) de evitar que os homens se tornassem inimigos uns dos outros.

Deste modo, são os homens que se submetem ao Estado de Hobbes, e não o contrário.

Respondido por arilsongba
6

A resposta correta é a letra B) calcular os deveres e direitos dos indivíduos em relação ao Estado.  

Para os filósofos contratualistas, o Estado é um organismo moral que é superior ao indivíduo. É nele onde acontece a satisfação do indivíduo em todas as áreas de atuação, pois o homem, mesmo sendo um animal social, político, não pode alcançar a perfeição sem o auxílio do Estado.

Seu âmago está baseado em alcançar um ideal utópico de uma vida perfeita, ou seja, é o ideal de como a humanidade deve conviver tanto moralmente quanto espiritualmente cultivando e enobrecendo a grandeza moral.

Fique por dentro do assunto:

Por que para Aristóteles, a cidade ou o estado colocam-se antes do individuo e da família?  

brainly.com.br/tarefa/11782574

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes