para os estoicos o prazer e o inicio e o fim da felicidade
Soluções para a tarefa
O estoicismo foi a mais influente das escolas helenísticas e a que perdurou como tradição intelectual por mais tempo. Sua história inicia em 300 a.C., quando Zenão de Cítio funda uma escola em Atenas.
O estoicismo caracteriza-se principalmente por opor-se à busca do prazer. Para alcançarmos a tranquilidade, é preciso que nos tornemos insensíveis ao prazer e à dor. Essa é a tese fundamental da ética estoica.
As paixões são consideradas como desobediências à razão e se originam de hábitos de pensar adquiridos pela influência do meio e da educação. É necessário ao homem desfazer-se de tudo isso e seguir a natureza, ou seja, seguir a Razão Universal, aceitando o destino e conservando a serenidade em qualquer circunstância, mesmo na dor e na adversidade.
Viver em conformidade com a razão torna o homem feliz porque o liberta da escravidão das paixões. O sábio é aquele que não se deixa enganar pelos prazeres nem se deixa modificar pela dor. Para o pleno exercício da racionalidade, o prazer é tão pernicioso quanto a dor. Tornar-se insensível tanto a um quanto a outra é uma condição necessária à vida ética.
Bons estudos!