História, perguntado por Dhielvis1, 1 ano atrás

para os Estados Unidos o que é o eixo do mal

Soluções para a tarefa

Respondido por juliaserreni18
0
Eixo do Mal
Desde a tragédia de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos aplicam um conjunto de procedimentos típicos visando aniquilar os regimes que, segundo os norte-americanos, representam ameaça bélica à nação dos Estados Unidos. Nesse contexto o George W. Bush anunciou a célebre frase: “Ou você está conosco, ou contra nós.” Para preparar o terreno para ações internacionais, o governo norte-americano lançou um alerta aos países considerados perigosos e os classificou como “Eixo do Mal”. Iraque, Irã e Coréia do Norte estariam, juntamente com outros países, financiando grupos antiamericanos que colocavam em perigo a integridade do território dos Estados Unidos.

Invasão do Iraque

Em março de 2003, as tropas norte-americanas iniciaram a invasão do Iraque juntamente com tropas britânicas. EUA e Grã-Bretanha alegavam que o país, governado de forma ditatorial por Saddam Hussein, dispunha de armas de destruição em massa como armas químicas, biológicas e nucleares. As alegações mostraram-se falsas e logo descobriu-se que os governantes das nações agressoras haviam mentido para as populações de seus países e para a comunidade internacional.Destruição do Iraque

O ditador iraquiano Saddam Hussein foi derrubado em abril de 2003, e um vácuo de poder deixou o Iraque no caos total. Saques, rivalidades étnicas e religiosas e conflitos tribais completaram a tarefa que as tropas americanas tinham iniciado: a destruição do país. Previa-se que a reconstrução ficaria a cargo de empresas norte-americanas e que os Estados Unidos gerenciariam inclusive as ricas reservas de petróleo do país, mas uma persistente resistência de grupos armados iraquianos impediu que esses planos fossem levados a cabo segundo o cronograma original.


Perguntas interessantes