Para o sociólogo Robert K. Merton, há um conjunto de regras que devem definir a postura dos cientistas na pesquisa científica. São essas normas que, assumidas tacitamente ou expressas por manuais, formam o chamado “ethos” da ciência. Tais normas podem ser sintetizadas em quatro princípios: o comunismo, universalismo, desinteresse e o ceticismo organizado.
Considerando o contexto apresentado, analise as afirmações a seguir:
I - O universalismo advoga que todos os cientistas, independentemente de sua etnia ou localização geográfica, podem contribuir com a ciência.
II - O desinteresse preza pela falta de interesse em outras áreas que não a científica, para desenvolvimento maior do conhecimento no meio científico.
III - O comunismo propõe que é necessário desenvolver meios de produção de conhecimento comum, para que todas as pessoas, inclusive as menos instruídas, possam deter os meios de obter dados científicos.
IV - O ceticismo determina que as reivindicações científicas devem ser submetidas à análise crítica da comunidade.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)I e III, apenas.
b)II e III, apenas.
c)I, III, IV, apenas.
d)II, III, IV, apenas.
e)I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
C CORRETA I,III,IV,apenas
O conjunto de regras que Merton refletiu se baseia no uso da pesquisa como uma forma de sintetizar as diferentes correntes ideológicas existentes na sociedade. A partir disso, I, III e IV estão correta.
O erro da segunda alternativa está no fato do desenvolvimento no meio científico estar associado ao interesse nas diferentes áreas para que a pesquisa tenha embasamento.
O ceticismo parte do questionamento para o conhecimento, onde essa verdade pode não atingir as pretensões do indivíduo cético, ou seja, a descrença é excessiva nessa visão. como o ceticismo, o individualismo, a competitividade que geram uma sensação de vazio, nos colocando em uma posição de sempre precisarmos do novo.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/2908868