Para o sociólogo Karl Marx, as relações de produção definem a forma como a humanidade se organiza socialmente, e esse processo é permeado por desigualdades e contradições que originam a luta de classes. Marx considera, ainda, que são as condições materiais que determinam a sociedade, e não o contrário.
Assinale a alternativa que explica o método de Karl Marx, o materialismo histórico dialético.
Escolha uma opção:
a. As relações sociais são primordiais no estabelecimento de vínculos de solidariedade social.
b. O indivíduo é um ser isolado que não depende de relações sociais para sua existência.
c. O indivíduo é um ser isolado que pode ser analisado independentemente das condições históricas que o formam.
d. O indivíduo está em constante relação com a realidade material, e seu ser social constitui o meio, assim como o meio o constitui.
e. A construção de tipos ideais e o entendimento das ações sociais são ligados à individualidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra D) O indivíduo está em constante relação com a realidade material, e seu ser social constitui o meio, assim como o meio o constitui.
Explicação:
corrigida
A profunda relação do indivíduo com a sociedade, se constitui a partir da realidade material segundo este conceito. Assim, o meio o constitui e ele influencia esse mesmo meio a partir da sua ação na sociedade, seja através do trabalho ou das relações pessoais que ele constrói. Letra D.
Sobre a ideia de Materialismo Dialético:
O materialismo dialético estua o ambiente social assim como o organismo e os fenômenos físicos que se relacionam ao conjunto completo da sociedade e da cultura, por isso para essa escola de pensamento a matéria está em uma relação dialética com o psicológico e o social.
Mais sobre as diferenças entre o materialismo dialético e histórico:
https://brainly.com.br/tarefa/6159420