Para o Filósofo Aristóteles (384 - 322 a.C.) “O controle é necessário porque, como certas autoridades têm o manejo do dinheiro público é forçoso que haja uma outra autoridade para receber e verificar as contas, sem que ela própria seja encarregada de tal tarefa” (OLIVEIRA, 2004, p.1). Na administração pública existem o controle externo e o controle interno.
Entre as atribuições dos órgãos e unidades do sistema de controle interno, algumas voltam-se à verificação da legalidade dos atos de gestão, enquanto outras focalizam a atuação e o desempenho das unidades gestoras. No âmbito do controle e da avaliação do trabalho e dos resultados, constituem atribuições das unidades de controle interno:
I - Avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no PPA.
II - Fiscalizar e avaliar a execução dos programas de governo, as ações realizadas junto à conta de recursos oriundos dos orçamentos governamentais, quanto ao nível de execução das metas e objetivos estabelecidos e à qualidade do gerenciamento.
III - Avaliar a execução dos orçamentos do governo.
IV - Fornecer informações sobre a situação físico-financeira dos projetos e das atividades constantes dos orçamentos do governo.
V - Elaborar a prestação de contas anual do chefe do executivo a ser encaminhado ao poder legislativo.
VI - Criar condições para o exercício do controle social sobre os programas contemplados com recursos oriundos dos orçamentos de governo.
Avaliando os enunciados, I, II, III, IV, V e VI estão corretos:
Escolha uma:
a. I, III, V, VI apenas.
b. I, II, III, IV apenas.
c. II, IV e VI apenas.
d. III, IV, V apenas.
e. I, II, III, IV, V, VI.
Soluções para a tarefa
Respondido por
43
alguém sabe esta resposta?
kelyresende:
e. I, II, III, IV, V, VI.
correto pelo ava
Respondido por
68
e. I, II, III, IV, V, VI.
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás