ENEM, perguntado por fellipefl213p7esds, 1 ano atrás

Para o bem ou para o mal, os detalhes nos denunciam. [...] Certa vez reparei que o [decorador] João dava muita importância ao banheiro das visitas, um dos cômodos menos utilizados: as cerâmicas, os metais, o toalheiro, o sabonete. Quando um pingo de tinta foi encontrado no chão, o pintor foi imediatamente chamado. E lhe perguntei por que tamanha preocupação com algo de uso esporádico. Não deveríamos gastar mais energia com a decoração da sala? — Pense um pouco — explicou — você recebe uma visita. De repente, seu convidado vai ao banheiro. Ele entra, fica sozinho e faz o quê, além de usar as instalações? Repara nos detalhes. [...] A Lu, minha esposa e especialista em detalhes, alimenta a nossa relação com pequenos mimos. Sem eles até dá pra viver, talvez sua ausência não seja notada. Mas sua presença faz a diferença. Quando me traz um copo de leite enquanto trabalho, ou quando escreve "I love you" em suas pálpebras (como ela faz isso?) e fecha os olhos para que eu possa ler a mensagem, ela está lançando mão do mais poderoso antídoto à monotonia e declamando o mais sublime poema da vida cotidiana: o detalhe.

Revista Vida Simples, ano 12, n. 14, dez. 2014 (adaptado).

Para sustentar a sua ideia de que os detalhes fazem a diferença nas relações cotidianas, o autor do texto
a) narra situações em que eles se destacam.
b) propõe práticas em que eles podem ser evidenciados.
c) mostra momentos especiais em que eles estão presentes.
d) evidencia mudanças de comportamento quando eles surgem.
e) explora momentos em que eles denunciam falta de cuidado com a casa.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
11

A é falsa. O autor afirma justamente que os detalhes não são o elemento principal - nem sempre são perceptíveis -, de modo que não se destacam.

B é falsa, apenas relata momentos de sua vida em que eles foram importantes.

C é verdeira. Ao narrar como a sua esposa o trata ele mostra como os momentos em que se pensa nos detalhes são importantes para ele mesmo.

D é falsa, não diz se os comportamentos mudam.

E é falsa, ele afirma o quanto eles representam cuidado com a casa e com o outro.

Perguntas interessantes