Para muitos, ela foi (e continua sendo) reconhecida como a maior revolução ocorrida desde o século XX; outros, porém, associam-na a um regime extremista que pregou o medo e a repressão; e, para outros tantos (talvez a maioria), as marcas de sua existência (caso explícito do "comunismo") ainda rondam a memória individual e coletiva de homens e mulheres por todo o planeta, independentemente de suas colorações políticas e ideológicas.Neste ano de 2017, lembramos dos cem anos da chamada "Revolução Russa" ou "Revolução Bolchevique" (outubro de 1917), um dos eventos históricos mais importantes do século XX – cujos debates ainda são acalorados – na medida em que, durante várias décadas, passou a disputar a hegemonia mundial com o capitalismo.Sobre a Revolução Russa e seus desdobramentos históricos, é CORRETO afirmar
Soluções para a tarefa
Letra A: podemos apontar que a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um dos grandes elementos desencadeadores de uma série de greves e revoltas populares pelo País que culminaram com a derrubada do regime czarista de Nicolau II; pois tal conflito agravou a crise econômica russa.
Com o advento da Primeira Guerra Mundial, os russos abandonaram o front para resolver suas questões internas e, mesmo após a queda do czarismo, basicamente os revoltosos mantiveram o país fora do conflito e passaram a buscar o crescimento interno da economia russa.
A Revolução Russa e os seus desdobramentos históricos ocorreram por fatores como: “A participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial (1914- 1918) foi um dos grandes elementos desencadeadores de uma série de greves e revoltas populares pelo País que culminaram com a derrubada do regime czarista de Nicolau II. ” (alternativa a).
O país possuía um grande atraso econômico e social. O desejo do czar do país em se aproximar do Ocidente fez com que a Rússia entrasse na Guerra, ao lado da Tríplice Entente, mesmo em um momento que passava por um caos social interno, o que desencadeou em uma série de revoltas no país e na derrubada do czar russo.
A Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro de 2017
A Revolução de Outubro de 1917 derrubou o regime czarista e foi instaurado um governo provisório de maioria menchevista. O novo governo tinha caráter liberal e era controlado pela burguesia.
A falta de medidas para atender aos anseios da população como a retirada da Rússia da Guerra, a distribuição de terras e alimentos, provocou uma série de manifestações populares que desencadearam a Revolução de Outubro, que colocou fim ao governo provisório e marcou a chegada dos bolcheviques ao poder.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a Revolução Russa em: https://brainly.com.br/tarefa/21810353