Para Kunsch (2003, p. 168), “o jornalismo empresarial é uma subárea significativa e pioneira da comunicação organizacional, formando com as relaçõespúblicas e a propaganda o tripé clássico que organiza os fluxos de irradiação das informações sobre as organizações.” Gaudêncio Torquato (1986 p. 91), afirma que “jornalismo empresarial abrange, além das atividades jornalísticas de produção de publicações, os serviços de assessoria de imprensa”, sugerindo a ideia de que esses profissionais devem estar capacitados para cumprirem mais de uma função. Dessa forma, o jornalismo empresarial constitui atualmente instrumento de primeira grandeza das organizações. Assim, adapta-se a teoria e aos modelos e padrões do jornalismo como campo de conhecimento e do mercado profissional, modificando-se em uma especialização jornalística que tem se desenvolvido em nível de qualidade técnica e de conteúdo (KUNSCH, 2003). O jornal empresarial tem como prioridade informar, porém tendo em vista o seu contexto específico, pressupõe algumas restrições quanto à estrutura e ao código linguístico utilizados. Vale ressaltar que conforme Orlando (2009) a linguagem jornalística apresenta-se a partir de três aspectos: registros da linguagem, processo de comunicação e compromisso. ideológico:Outro detalhe a refletir é que o texto do jornalismo empresarial valoriza a objetividade e se estrutura em: Título, Lead, Documentação,sublead. Marque a resposta correta, com base no jornal empresarial: Escolha uma: a. As grandes e pequenas questões da ideologia estão presentes na linguagem jornalística, contudo pode se fazer jornalismo fora da sociedade e do tempo histórico . b. A linguagem jornalística é basicamente constituída de palavras, expressões e regras combinatórias que são possíveis no registro coloquial e nunca aceitas no registro formal c. A diminuição do número de itens léxicos (palavras e expressões), recurso que não apenas facilita o trabalho, mas também permite o controle de qualidade do texto é uma das restrições do jornal empresarial. d. Eventos No texto jornalístico o parâmetro das avaliações factuais deve ser sempre a experiência subjetiva do público. e. A comunicação jornalística não é de base referencial, pois fala de “algo no mundo exterior” ao emissor, ao receptor e ao processo de comunicação em si. Isto impõe o uso quase obrigatório da primeira pessoa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Olá,
Ainda que para Kunsch o jornalismo empresarial é uma subárea pioneira e considerada também como muito significativa da comunicação, ao analisarmos o enunciado, percebemos que há sempre um critério ideológico no jornalismo.
Desse modo, percebemo que é possível determinado jornalista produzir uma matéria que fale sobre algo que não é factível, tal como um modelo econômico que ele desejaria ser implementado ou com temas que não são de relevância para a sociedade. Isso é sempre possível. Ou seja, pode se fazer jornalismo fora da sociedade e do tempo histórico.
Letra A.
Abraços!
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Ed. Técnica,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás