Para explicar a importância da motivação por meio de critérios psicológicos e sociais, Maslow desenvolveu um esquema explicativo sobre as necessidades humanas, que apresenta também os fatores motivacionais do comportamento humano. Com isso, descreveu os motivos que levam as pessoas à ação. Esse esquema é formado por cinco tipos de necessidades, hierarquizadas e divididas em dois grupos, o das necessidades primárias, e o das necessidades secundárias. O atendimento dessas necessidades tem, de acordo com Maslow, a capacidade de impulsionar as pessoas no cumprimento de suas tarefas dentro da organização. Assim, organiza as necessidades humanas em cinco categorias hierárquicas. São elas:
Escolha uma:
a. fisiológicas, afetivo-sociais, familiares, de autorrealização e laborais.
b. fisiológicas, de segurança, afetivo-sociais, de estima e de autorrealização.
c. biológicas, afetivas, sociais, econômicas e laborais.
d. biológicas, econômicas, afetivo-sociais, familiares e de autorrealização.
e. fisiológicas, afetivo-familiares, sociais, laborais e de relacionamento.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
b. fisiológicas, de segurança, afetivo-sociais, de estima e de autorrealização.
As necessidades de Marslow foi desenvolvidas em um contexto de maior humanização do ambiente organizacional, em que o colaborador passou a ser enxergado como peça fundamental das organizações.
Diante disso, prima por necessidades mais básicas, como fisiológicas de segurança, até as mais complexas, como a estima e autorrealização, as quais devem ser acompanhadas pelos gestores das empresas.
Perguntas interessantes