Para este Desafio, com base no diálogo apresentado, coloque-se no lugar do enfermeiro Eduardo e responda:
a) Quais características do caso indicam que Terezinha esteja padecendo de um transtorno mental?
b) O que você achou das falas do marido e da mãe da paciente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Apresenta problemas de sono, perda de peso, está sempre ansioso ou tenso, humor se altera com facilidade, tem se afastado das pessoas
O transtorno Mental do qual ela esteja padecendo seja Depressão, pois causa o humor: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional
No comportamento: agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação, irritabilidade ou isolamento social
No sono: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado
Na cognição: falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas
No peso: ganho de peso ou perda de peso
No corpo: fadiga ou fome excessiva
B)A depressão é comumente vista como frescura pelo senso comum. É uma visão equivocada e restrita de uma doença muito séria que vem acometendo cada vez mais pessoas com o passar dos anos. Principalmente por ser algo que vem crescendo nos últimos anos e que até então não era muito debatido no ambiente público.
Explicação:
Resposta:
a) O transtorno mental se diferencia do sofrimento mental não patológico quando os sintomas vivenciados se tornam tão intensos, duradouros e frequentes a ponto de provocar sofrimento clinicamente significativo. No caso apresentado, a sra. Terezinha está tendo prejuízos concretos em seu trabalho e com sofrimento subjetivo importante, expresso pelo pensamento de que, talvez, morrer seja melhor do que viver assim.
b) As falas do marido de Terezinha revelam um posicionamento de não reconhecer a existência da doença mental. Ele busca normalizar o sofrimento, relacionando-o com eventos da vida, deixando de aceitar que um transtorno mental pode ser relacionado ou desencadeado por eventos estressores. Já a mãe de Terezinha trouxe falas diretamente preconceituosas quanto ao trabalho exercido pela Psicologia e Psiquiatria. Consequentemente, também demonstra preconceito com aqueles atendidos por equipes de saúde mental.
Explicação:
ESSE É O PADRÃO ESPERADO