Para entender o impacto da obra de Keynes, é necessário considerar sua época. Na década de 1930, a economia mundial atravessava uma crise que ficou conhecida como a Grande Depressão. A realidade econômica dos principais países capitalistas era crítica naquele momento. O desemprego na Inglaterra e em outros países da Europa era muito grande. Nos Estados Unidos, após a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, o número de desempregados assumiu proporções elevadíssimas. A teoria econômica vigente acreditava que se tratava de um problema temporário, apesar de a crise estar durando alguns anos. A teoria geral de Keynes consegue mostrar que a combinação das políticas econômicas adotadas até então não funcionava adequadamente naquele novo contexto econômico, e aponta para soluções que poderiam tirar o mundo da recessão". Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 27. A partir do texto, avalie as alternativas a seguir. I. A única forma de sair de uma situação de grande desemprego seria através da estatização de empresas, onde o Estado efetivamente assumiria o comando da economia. II. A melhor maneira para sair de uma situação de crise seria através de elevados investimentos do estado, sobretudo em obras de infraestrutura, o que impulsionaria o país para sair da recessão. III. As ideias desse autor têm corpo até os dias atuais, em correntes de autores como os monetaristas que defendem um baixo grau de interferência do Estado na economia, os fiscalistas que teriam uma visão contrária aos monetaristas e os pós keynesianos que compreendem ser efetiva a interferência do Estado através das especulações financeiras
Soluções para a tarefa
Sobre as afirmações feitas por Keynes em sua obra em relação a combinações politicas e econômicas, conclui-se que apenas II e III estão corretas. A questão completa apresenta cinco alternativas e a certa é a letra D.
Keynesianismo
Esse termo refere-se a um teoria econômica de intervenção do Estado para promover benefícios sociais à população. Essa teoria é o que dá inicio ao conceito de bem-estar social. É uma política totalmente antiliberal.
Keynes defende que o mercado não consegue se regular sozinho e que precisa de uma interferência do Estado para alcançar um certo equilíbrio. As intervenções se dariam através de investimentos e regulação do comércio.
A afirmação I está incorreta pois o autor não defende a estatização de empresas. Ele defende a contratação de empresas privadas para executar serviços de forma terceirizada para o Estado.
Complemento da questão:
"Alternativas:
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III."
Saiba mais sobre as teorias de Keynes em: https://brainly.com.br/tarefa/49301498
#SPJ4