Para entender esta situação da Síria precisamos considerar o contexto sociopolítico deste país e dos seus vizinhos. Pois o que ocorre na Síria é reflexo de um movimento comumente chamado de “primavera árabe” – termo que remete à esperança do florescimento da democracia na região.
Bom, vamos lá! Os protestos da “primavera árabe” tiveram seu início na Tunísia, com a autoimolação do comerciante Muhammad ¬Bouaziz, que ateou fogo em seu corpo como forma de protesto contra o governo após ter sua banca para venda de verduras confiscada. Ele tinha formação superior, mas não teve chances de exercer a profissão devido ao alto nível de desemprego na região. Seu ato de indignação ganhou o apoio de boa parte da população da Tunísia, e também com o presidente Zine El Abidine Ben Ali derrubado em 14 de janeiro de 2011, por ser considerado corrupto e autoritário no exercício de seu poder, que durou trinta anos.
Em 2011, iniciou-se uma onda de protestos na Síria contra o governo de Bashar al-Assad, desencadeando um conflito armado que já dura mais ou menos seis anos.
A revolta contra governos autoritários espalhou-se rapidamente, atingindo pelo menos dezesseis países, com níveis diferentes de manifestações, porém com a mesma reivindicação: mudanças na política.
Fonte: . Acesso em: 05 out. 2017.
Diante deste contexto, assinale a alternativa com o correto significado da Primavera Árabe:
Escolha uma:
a.
É uma série de protestos e revoltas ocorrida nos países de língua árabe a partir do final de 2010, em que a população de diferentes lugares foi às ruas com diferentes objetivos, que giraram em torno da derrubada de ditadores, da realização de eleições e da melhoria das condições de vida. Trata-se de um dos principais eventos desse início de século e deflagra a grande instabilidade política existente na região.
b.
É um protesto que ocorreu em um país de língua árabe a partir do final de 2010, em que a população às ruas com diferentes objetivos, que giraram em torno de melhor educação e da melhoria das condições de vida. Trata-se do principal evento desse início de século.
c.
É uma série de protestos e revoltas ocorrida nos países de língua suriname a partir do final de 1998, em que a população de diferentes lugares foi às ruas com diferentes objetivos, girando em torno da melhoria das condições de vida. Trata-se de um do principal evento desse início de século e deflagra a grande instabilidade política existente na região.
d.
É um protesto ocorrido no Iraque a partir do final de 2010, que giraram em torno da derrubada de palácios e da realização de eleições. Trata-se do principal evento desse início de século e deflagra a grande instabilidade política do país.
e.
É uma série de protestos e revoltas ocorrida no Arábia Saudita a partir do final de 2010, nesta ocasião a população foi às ruas com diferentes objetivos, que giraram em torno da derrubada do rei, da realização de uma assembleia e da melhoria das escolas. Trata-se do principal evento desse início de século.
Soluções para a tarefa
Oi, tudo bom?
O significado de Primavera Árabe:
a. É uma série de protestos e revoltas ocorrida nos países de língua árabe a partir do final de 2010, em que a população de diferentes lugares foi às ruas com diferentes objetivos, que giraram em torno da derrubada de ditadores, da realização de eleições e da melhoria das condições de vida. Trata-se de um dos principais eventos desse início de século e deflagra a grande instabilidade política existente na região.
De fato a Primavera Árabe foi um grito por democracia e direitos civis em países de língua e cultura árabe como Tunísia, Egito e Síria.
Erros nas outras alternativas:
b. A Primavera não se deteve em apenas um pais de língua árabe, e sim atingiu diversos países da região.
c. O surinamês é uma língua falada no Suriname, país localizado na América do Sul, não tendo conexão nenhuma geograficamente com os países árabes. E a Primavera começou em 2010, não em 1998.
d. O Iraque foi um dos países balançados pela Primavera, mas não o único.
e. Os protestos da Primavera Árabe não chegaram a se realizar na Arábia Saudita, muito em razão do forte nível de autoritarismo vigente naquele país, que não permitira os protestos.
Bons estudos!