Para efetivar a colonização, os portugueses introduziram o cultivo de qual produto? Por quê?
2- Conceitue:
a) Plantation;
b) Engenho;
c) Feitor;
d) Moendas;
e) Casas de caldeira;
f) Casa de purgar;
g) Flamengos:
Soluções para a tarefa
Resposta:
letra a foi o sistema em que era plantado monoculturas e exportadas as metrópoles
Resposta:
1- O primeiro produto que introduzido no Brasil pelos portugueses para o cultivo foi a cana-de-açucar, porque este produto tinha um valor de mercado relativamente alto na época e o clima do Brasil, assim como o solo, eram propícios pra seu cultivo
2-
a) Plantation é um tipo de sistema agrícola baseado em uma monocultura de exportação, latifundiário que utiliza e principalmente mão de obra escrava.
b) O engenho era como era chamado o conjunto das partes das propiedades produtoras de açúcar. As principais partes eram: casa-grande, senzala, casa dos trabalhadores livres, moenda, canavial, curral, capela, casa das caldeiras e a casa de purgar.
c) Os feitores gerenciavam e ditavam o ritmo da produção no engenho a mando do senhor do engenho. Fiscalizando o trabalho dos escravos para a obtenção de máxima eficiência na produção de açúcar.
d) A moenda era o maquinário usado no processo de fabricação do açúcar. Era uma espécie de triturador composto por rolos, que servia para esmagar a cana-de-açúcar a fim de se obter o caldo da cana. A moenda podia funcionar através da força (energia) gerada por bois, água (através de moinho de água) ou humana (escravos).
e) Na casa de caldeiras ou somente caldeiras o caldo de cana era fervido e purificado em tachos de cobre.
f) Na casa de purgar era onde o açúcar era branqueado, separando-se o açúcar mascavo do açúcar de melhor qualidade e depois posto para secar.
g) (foi o maximo que eu entendi e encontrei sobre o assunto) Os Flamengos são um grupo étnico germânico que fala a língua holandesa. Eles são encontrados principalmente na região contemporânea de Flandres. São um dos dois principais grupos étnicos da Bélgica, sendo, o outro, os francófonos valões. No periodo colonial do Brasil eles, assim como os Holandeses, investiam muito dinheiro na produção açucareira brasileira.