Para Durkheim os fatos sociais são coisas, e essas coisas são tudo aquilo que faz parte da sociedade, desde a formação de um núcleo familiar até a formação de um estado, ou seja, são todas as ações coletivas que envolvem o homem e a dinâmica social. Assim, à medida que os indivíduos de uma sociedade incorporam seus valores morais e suas regras legais, estarão subordinados a estas regras sociais e morais, repassadas, a princípio, através da educação familiar e, posteriormente, pela escola, religião, política, cultura etc.
Depois de ler o conceito de fato social, analise às proposições de Durkheim citadas abaixo e identifique quais fazem parte dos princípios básicos do fato social.
I - A coercitividade: força que esses fatos têm sobre o indivíduo, obrigando-o a se conformar com as regras, normas e valores sociais vigentes, sob pena de constrangimento.
II - A exterioridade: os fatos são padrões exteriores ao indivíduo;
III - A generalidade: os fatos são coletivos e atingem toda a sociedade/grupo sobre a qual atuam. Desse modo, independente da vontade, a sociedade acaba por definir o comportamento do indivíduo a partir de um modelo geral.
Assinale a alternativa correta.
a.
Somente a afirmativa I está correta.
b.
Somente as afirmativas II e III são corretas.
c.
Somente as afirmativas I e III são corretas.
d.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
e.
Todas as afirmativas são corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Alternativa correta.
e.
Todas as afirmativas são corretas
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Português,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Saúde,
3 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás