Para Durkheim, a divisão social do trabalho é um fenômeno fundante da vida social. Não existe sociedade sem alguma forma de divisão do trabalho. As formas que podem assumir a divisão do trabalho relacionam-se diretamente às formas de solidariedade vividas entre os indivíduos que compõem a sociedade. Para Durkheim, nas sociedades industriais complexas com uma intensa divisão social do trabalho a solidariedade entre os indivíduos baseia-se nas seguintes características:
Escolha uma:
a. A solidariedade entre indivíduos que exercem, cada um, uma função diferenciada na sociedade é definida por Durkheim como solidariedade mecânica
b. A solidariedade entre indivíduos que exercem, cada um, uma função diferenciada na sociedade é definida por Durkheim como solidariedade orgânica.
c. Em sociedades complexas, os indivíduos podem desenvolver tanto uma solidariedade orgânica, quanto uma solidariedade mecânica, dependendo, apenas, de uma escolha individual.
d. Como, nessas sociedades, os indivíduos são todos iguais, a solidariedade entre os indivíduos caracteriza-se por ser orgânica.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta: C
Explicação:
Na obra “De la Division du Travail Social”, Durkheim buscou esclarecer que a existência de uma sociedade, bem como a própria coesão social. Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás