para decidir se está havendo uma pandemia, levamos em consideração a gravidade da doença. Está afirmação está correta ? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta: afirmação Correta ✔️
Justificativa: “Pandemia" não é uma palavra para ser usada à toa ou sem cuidado. O uso inadequado e falta de conhecimento em relação a esse termo
pode causar um medo irracional ou uma noção injustificada de que a luta terminou, o que leva ao sofrimento e mortes desnecessárias.
Outra confusão que pode acontecer é confundir “pandemia” com outros termos parecidos, mas saiba que as definições são diferentes, vamos deixar bem claro, então, a diferença entre (surto, endemia, epidemia e pandemia). Saber isso, inclusive, pode ser uma excelente alternativa para acertar algumas questões em provas, concursos, tanto na primeira, como na segunda fase dos grandes vestibulares.
Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. ex. (a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).
Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. ex. (Doenças como a Varíola, a Malária, a Tuberculose, o Tifo Epidêmico, a Poliomielite, a Febre Amarela e, mais recentemente, a AIDS, assolaram a população mundial em diferentes épocas).
Pandemia: uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença, o termo indica que a enfermidade se espalhou por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. ex.( Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia, quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo, a aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia, covid-19).
Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa, uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. ex. (Gripe, doenças respiratórias, resfriados, doenças infecciosas, no caso do Brasil podemos citar a febre amarela na Amazônia).
Conclusão: Como vimos o surto pode evoluir para uma epidemia ex. (dengue), e uma epidemia pode evoluir para uma Pandemia ex. (a gripe "A" ou gripe suína), e as doenças endêmicas podem ser sazonais (são aquelas tipicamente desencadeadas — ou agravadas — em uma época específica do ano).
Obs.: Como vivemos em meio a uma pandemia, um momento de crise mundial de saúde, é importante que todos os cidadãos façam sua parte para combater a enfermidade e respeitem as normas e protocolos de segurança determinados pelos órgãos de saúde do Estado. Sigam as principais recomendações para evitar a propagação do vírus que são atentar-se à higiene das mãos e manter-se longe de aglomerações.