Para compreender o desenvolvimento da epidemiologia no Brasil, é preciso entender que existem três
etapas em sua história: uma primeira, que se estende até 1984: a segunda, que abrange o período de
1984 a 1994; e a terceira, de 1994 em diante. Escolha a alternativa que corresponde a uma das etapas
da história da epidemiologia no Brasil:
Referência: BARRETO. M. L. Papel da epidemiologia no desenvolvimento do Sistema Unico de Saúde no
Brasil: histórico, fundamentos e perspectivas. Rev. Bras. Epidemiol. v. 5. 2002. Disponível em: . Acesso
em: 28 mar. 2016.
A. Atualmente devido á mudança da característica epidemiológica da população,evidente na estagnação da taxa de mortalidade por causas externas não a nessecidade em notificar óbitos pelas respectivas causas.
B. A muitas décadas os pioneiros nos serviços de saúde usavam raciocínios e técnicas epidemiologicas de outros países para o controle de doenças sobre as endêmias prevalentes no Brasil, garantindo resultados significativos.
C. Somente na década de 1990 é que as campanhas de vacinação se iniciarão no Brasil, graças as inumeras pesquisas e grande adesão da população as vacinas oferecidas na época em destaque.
D. Em 1975 foi instituido o sistema nacional de vigilância epidemiológica por meio da lei N°6.259/75, legislação essa que tomou obrigatória a notificação de doenças transmissíveis.
E. Na década de 1950 a vigilância epidemiológica tinha como objetivo principal e radiciação de doenças transmissíveis, pois a prioridade da época eram as doenças crônicas não transmissíveis.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e
Explicação:
E. Na década de 1950 a vigilância epidemiológica tinha como objetivo principal e radiciação de doenças transmissíveis, pois a prioridade da época eram as doenças crônicas não transmissíveis
A vigilância epidemiológica em 1950 focava principalmente na radiciação de doenças transmissíveis, na época elas eram mais problemáticas do que doenças crônicas (alternativa E).
Hoje em dia, com a transição epidemiológica que a nossa sociedade sofreu, as doenças crônicas são um problema ainda mais grave e incapacitante do que as doenças transmissíveis.
Doenças transmissíveis são controladas com medidas como saneamento básico, vacinação, controle de vetores e a transmissão de conhecimento para a população.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/42327310