Sociologia, perguntado por dayannesoares2014, 8 meses atrás

para cada infecção parasitária existe uma cadeia de transmissão própria.é correto está afirmação?por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por mizinhajoy
1

Resposta:

SIM

Explicação:

Para que ocorram infecções parasitárias é fundamental que haja elementos básicos expostos e adaptados às condições do meio.

Os elementos básicos da cadeia de transmissão das infecções parasitárias são o hospedeiro, o agente infeccioso e o meio ambiente. No entanto, em muitos casos, temos a presença de vetores, isto é, insetos que transportam os agentes infecciosos de um hospedeiro parasitado a outro, até então sadio, ou seja, não infectado, como podemos citar nos casos da febre amarela, da leishmaniose e outras doenças.

São elementos básicos da cadeia de transmissão:

Hospedeiro: Em uma cadeia de transmissão, o hospedeiro pode ser o homem ou um animal, sempre exposto ao parasito ou ao vetor transmissor. Na relação parasito-hospedeiro, esse pode comportar-se como um portador que não apresenta sintomas ou como um indivíduo que apresente sintomas, sendo que os dois são capazes de transmitir a doença. O hospedeiro pode ser chamado de intermediário quando os parasitas nele existentes se reproduzem de forma assexuada, ou ainda podem ser considerados como definitivo, quando os parasitas alojados nele se reproduzem de modo sexuado.

Agente infeccioso: É um ser vivo capaz de reconhecer seu hospedeiro, penetrar, desenvolver-se, multiplicar-se neste ser vivo e, mais tarde, sair para alcançar novos hospedeiros.

Meio ambiente: É o espaço constituído pelos fatores físicos, químicos e biológicos, cujo intermédio são influenciados o parasito e o hospedeiro.

Tipos de doenças: Destacam-se as doenças transmissíveis, são causadas somente por seres vivos, chamados de agentes infecciosos ou parasitos. E as doenças não transmissíveis, que podem ter várias causas, tais como deficiências metabólicas, acidentes, traumatismos ou ainda ser de origem genética.

Vírus: Os vírus são considerados partículas ou fragmentos celulares capazes de se cristalizar até alcançar o novo hospedeiro. Por serem tão pequenos, só podem ser vistos com o auxílio de microscópios eletrônicos. São formados apenas pelo material genético, que pode ser o DNA ou RNA, e uma membrana proteica. Não dispõem de metabolismo próprio e são incapazes de se reproduzir fora de uma célula. Podem causar doenças no homem, animais e plantas.

Bactérias: São micro-organismos muito pequenos, porém maiores que os vírus, mas visíveis somente ao microscópio. Apresentam formas variadas e pertencem ao reino Monera, sendo considerados como seres unicelulares, ou seja, procariontes.

Perguntas interessantes