Recentemente, a imprensa internacional divulgou informaçãorelacionada à contaminação de leite em pó com melamina,cuja estrutura está representada abaixo.A adulteração do leite tinha como objetivo simular níveis deproteínas mais altos do que os que realmente existiam noleite. As proteínas mais abundantes do leite são as caseínas(fosfoproteínas de massa molecular da ordem de 18 a 25 kDa).Comparando a estrutura da melamina com a da caseína, conclui-se que ambas(A) possuem ligações peptídicas.(B) geram aminoácidos por hidrólise.(C) formam polímeros de condensação com o formaldeído.(D) apresentam o mesmo teor de nitrogênio.(E) podem ser analisadas por cromatografia gasosa.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Comparando a estrutura da melamina com a da caseína, conclui-se que ambas (C) formam polímeros de condensação com o formaldeído.
Melamina é uma substância alcalina, considerada um trímero da cianamida, com 66% de sua massa composta de nitrogênio.
É usada na fabricação de plásticos (com formol) e produtos antichama (pois libera nitrogênio quando aquecida, propriedade compartilhada por outro composto relacionado, a dicianodiamida ou cianoguanidina).
Também é produzida como metabólito após a ingestão de ciromazina, um composto usado como pesticida.
Infelizmente, também é usada para adulterar testes por conteúdo de proteínas (quando dosadas por nitrogênio), em alguns produtos alimentícios. O produto é diluído e a melamina adicionada para "repor" o nitrogênio da proteína, porém sem valor alimentício.